terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cai o último invicto e Altoriodocense sai na frente


Sob um sol escaldante Altoriodocense e Olympic jogaram no domingo (28) a primeira partida da decisão do campeonato amador de 2010, promovido pela Liga de Desportos de Barbacena.
A partida, realizada na cidade de Alto Rio Doce, foi vencida pela equipe local por 2x1 com gols de Serginho e Abel (contra) descontando Luigi para o Olympic.
As duas equipes entraram em campo com muita disposição, mas os ataques não estavam em tarde inspirada e poucas emoções foram reservadas a pequena torcida presente, mostrando que não é só em Barbacena que o futebol está perdendo o interesse, já que em passado recente havia grande comparecimento de torcedores em jogos decisivos e que envolviam as equipes locais.
O jogo foi marcado por muitas faltas e, desta vez, o árbitro Dalmir Carvalho Piva não repetiu a boa atuação do domingo anterior, por ocasião da partida da semifinal entre o Altoriodocense e o Villa do Carmo, sendo questionado pelas duas equipes, ora por marcações equivocadas e ora por deixar o jogo correr em lances duvidosos.
O primeiro gol da partida só saiu nos acréscimos da primeira etapa, quando numa boa jogada de Diego pela esquerda do ataque altoriodocense executou um cruzamento que passou pelo goleiro Zeba e foi desviado por Serginho para o fundo das redes do Olympic.
Além do gol, o único lance perigoso desta primeira fase aconteceu numa cabeçada de Felipe, sem marcação na pequena área, que explodiu no travessão do goleiro Zeba.
As equipes voltaram para a segunda etapa sentindo os efeitos do forte calor reinante e o jogo continuou sem muita objetividade.
Aos 24 minutos, Luigi empatou para a equipe barbacenense e parecia que o Olympic partiria para virar o jogo a seu favor. O mesmo Luigi ainda perdeu um gol ao desviar a bola do goleiro Guigui, que saiu atabalhoadamente de sua meta, mas a bola passou caprichosamente rente a trave direita do Altoriodocense.
O gol que deu a vitória a equipe de Alto Rio Doce e, consequentemente, interrompeu a invencibilidade de oito jogos do Olympic, saiu aos 40 minutos numa infelicidade do zagueiro Abel que, ao tentar cortar um cruzamento na linha do gol, empurrou a bola para o fundo de sua meta.
Com este resultado o Altoriodocense depende de uma vitória no próximo domingo no estádio Santa Tereza, com transmissão da equipe esportiva da Rádio Sucesso, para se sagrar campeão amador de 2010. Uma vitória do Olympic, ou empate, leva a decisão para uma terceira partida que será realizada também em Barbacena, em campo neutro.

FICHA TÉCNICA:
ALTORIODOCENSE: Guigui; Ronaldo (Vinicius); Capiu; Marcelo; Hélcio (Flavinho); Zezinho; Serginho; Kiko; Diego; Rômulo (Dinho) e Felipe. Treinador: Selminho.
OLYMPIC: Zeba; Luizinho; Carlos Henrique; Abel; Serginho; Claudinho (Rodolfo); Dando (Vinicius); Carlãozinho; Ricardinho; Luigi e Thiaguinho (Herculano). Treinador: Fred.
ARBITRAGEM: Dalmir Carvalho Piva auxiliado por Mauro José Moraes e Marcelo de Oliveira. 4º árbitro: Robson Carlos Bazarela. Representante da LDB: Daiana Kilson.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Olympic e Altoriodocense disputam final do amador


Neste domingo, 21, foram definidos os dois finalistas do campeonato amador de 2010, promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. No estádio de Santa Tereza o Olympic derrotou o CFC na cobrança de penalidades máximas após um empate pelo placar de 1x1 no tempo normal de jogo.
Em Alto Rio Doce o Villa do Carmo foi derrotado pelo Altoriodocense por 3x0 e a equipe da casa carimbou o passaporte para os jogos da final.

OLYMPIC x CFC
Na primeira etapa a equipe do CFC começou melhor a partida sabendo conviver com as deficiências do gramado e tentando lançamentos longos para o seu ataque ao passo que o Olympic procurava conduzir a bola o que se tornava impossível pela condição do campo. Com isso o goleiro do CFC foi um mero espectador da partida e do outro lado Zeba se desdobrava para defender a sua meta. Aos 12 minutos, aproveitando um cruzamento de Denis pelo lado direito do ataque, Pablo subiu entre a zaga do Olympic e cabeceou sem chances para a defesa de Zeba, marcando o primeiro gol do jogo.
No intervalo da partida o artilheiro do CFC foi reclamar da arbitragem e acabou sendo excluído da partida, prejudicando sobremaneira a sua equipe que voltou desordenada para a segunda etapa.
Com um homem a mais o Olympic equilibrou a partida mas continuava sem nenhuma objetividade e ainda sofria perigo com os contra-ataques do adversário.
Duas substituições foram cruciais para o resultado da partida: uma infeliz por parte do treinador José Otávio ao tirar o atacante Denis e a outra, feita por Fred e que mudou a cara do Olympic com a entrada de Rodolfo que deu m,ais objetividade a equipe e, inclusive, marcou o gol de empate aos 30 minutos que levou a decisão da vaga para a cobrança de penalidades.
Nas cobranças o Olympic foi mais eficaz, desperdiçando apenas uma delas, e venceu pelo placar de 4x3, enquanto o CFC desperdiçou duas (uma delas com uma defesa de Zeba).
O árbitro da partida, Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho), não esteve em dia muito feliz pois permitiu algumas jogadas um tanto desleais e foi muito questionado na expulsão do atacante Pablo do CFC.
Seus auxiliares, Geraldo Justino de Sá e Paulo Lúcio da Silva tiveram uma boa atuação, o que não se pode dizer do 4º árbitro que mostrou pouca energia quando foi necessária a sua intervenção.
As duas equipes jogaram com as seguintes formações.
OLYMPIC: Zeba; Luizinho; Ciro; Abel; Serginho; Claudinho; Dando; Carlãozinho (Rodolfo); Ricardinho; Luigi (Thiaguinho) e Nenzinho (Herculano). Treinador: Fred.
CFC: Johny; Henrique; Fernando (Adalberto); Diego; Vinicius; Donizete; Felipe; Rodrigo; Ricardo Mendes; Pablo e Denis. Treinador: José Otávio.

Preliminar:
Na preliminar, em amistoso para entrega das faixas de campeão do campeonato da Liga Municipal de Desportos de São João Del Rei, o Olympic venceu o Independente, da Polícia Militar, pelo placar de 5x0.

VILLA DO CARMO x ALTORIODOCENSE
Em Alto Rio Doce o Villa do Carmo que precisava de uma vitória para poder aspirar uma das vagas na final, foi derrotado pelo Altoriodocense por 3x0.
O Villa entrou em campo com vários jogadores reservas, pois alguns dos titulares chegaram pouco depois de iniciada a partida e foram impedidos de assinar a súmula conforme determinação da regra nº 3 do futebol, autorizada pela “International Association Board” e apesar de não constar no regulamento da competição.
Faltou um pouco de discernimento, por parte dos diretores do Villa, para usar os 20 minutos de tolerância para início da partida e, com isso, poder contar com os atletas que se atrasaram para a chegada no estádio.
Mesmo desfalcado o Villa iniciou a partida mostrando um futebol objetivo, aproveitando a velocidade de seus atacantes para pressionar o adversário mas com pouca objetividade nas conclusões para gol. A única oportunidade real de abertura do placar por parte dos barbacenenses aconteceu num chute de Luiz Henrique, da entrada da área, que o goleiro adversário espalmou para escanteio numa excelente defesa.
Aos 30 minutos, em pênalti cometido pela defensiva villense, Serginho marcou o primeiro gol da equipe da casa.
A partir daí o Villa do Carmo se perdeu em campo e passou a atuar de forma desordenada e sem nenhum padrão de jogo. Alguns de seus jogadores que, por falta de compromisso com a equipe quase sempre atuam por outra equipe na parte da manhã, passara a se arrastar em campo e assistir ao adversário ir ampliando o placar sem nenhum poder de reação. Desta vez temos de eximir o treinador Totonho de qualquer culpa no resultado, pois só tinha dois jogadores no banco e nada de concreto poderia ser tentado.
Os gols do Altoriodocense na segunda etapa foram marcados por Filipe, aos 10 minutos, e Rômulo aos 25 minutos. A equipe da casa ainda teve outras chances para ampliar o placar.
A arbitragem de Dalmir Carvalho Piva foi da mais alta qualidade, compartilhada pelo auxiliar nº 1 Reginaldo Garcia Mendes, ao passo que o auxiliar nº 2, Ronaldo Adriano Camilo, se mostrou totalmente despreparado para uma partida da importância de uma semifinal. O departamento de árbitros da LDB deveria cuidar com mais carinho no que se refere à escalação do trio de arbitragem para jogos decisivos.
Foram estas as formações das duas equipes:
ALTORIODOCENSE: Lucas; Jonathan; Rômulo; Marcelo; Wanderlei; Fabrício; Serginho; José; Thiago; Diego e Felipe. Treinador: Selminho.
VILLA DO CARMO: Paulinho; Luizinho; Rafael; Porquinho; Alex (Didi); Evaldo; Christian; Luiz Henrique; Perereca; Bizinho e Leonardo (Deiwson). Treinador: Totonho.

Nesta terça-feira (23), em reunião na sede da Liga de Desportos de Barbacena, serão definidas as datas, locais e horários das partidas finais entre o Olympic e o Altoriodocense.

Altoriodocense sai na frente e joga por empate


Debaixo de uma neblina fria que persistiu por toda a tarde, o Altoriodocense saiu na frente na disputa das semifinais do campeonato amador, ao derrotar o Villa do Carmo por 3x2, neste domingo (14) no estádio Tiradentes, em Ressaquinha e joga pelo empate no próximo jogo em Alto Rio Doce.
Na outra partida Olympic e CFC empataram por 1x1 e nenhuma das equipes leva vantagem para a segunda partida, no próximo domingo.

OLYMPIC x CFC
Em uma partida muito disputada Olympic e CFC ficaram no empate em 1x1, com gols de Luigi para o Olympic, aos 43 minutos da primeira etapa e Felipe para o CFC, em cobrança perfeita de falta, aos 44 minutos desta mesma etapa. No caso de novo empate na segunda partida haverá cobrança de penalidades máximas para decidir o finalista da competição.
O destaque da partida foi o volante do Olympic, Carlãozinho, que teve uma atuação perfeita na cabeça de área celeste, frustrando as tentativas de ataque da equipe do CFC.
Uma boa arbitragem do trio comandado por Júlio Cesar Moreira que foi auxiliado por Robson Bazarela e Marcelo de Oliveira.
As duas equipes jogaram com as seguintes formações.
CFC: Wellington; Henrique (Adalberto); Fernando (Jeferson); Diego; Vinicius; Donizete; Felipe; Tota (Alex); Ricardo Mendes; Pablo e Denis. Treinador: José Otávio.
OLYMPIC: Zeba; Luizinho; Ciro; Abel; Serginho; Claudinho; Dando; Carlãozinho; Ricardinho (Thiaguinho); Luigi (Dadu) e Nenzinho (Willian). Treinador: Fred.

VILLA DO CARMO x ALTORIODOCENSE
Na partida de fundo, desta rodada dupla no estádio Tiradentes, o Altoriodocense derrotou o Villa do Carmo pelo placar de 3x2 e saiu com a vantagem de poder empatar o próximo jogo, em Alto Rio Doce, para ir à final da competição. Em caso de vitória do Villa por um gol de diferença a vaga será definida em cobrança de penalidades máximas.
O Villa começou o jogo com uma formação totalmente equivocada, colocada em campo pelo treinador Totonho, e perdido na marcação chegou a estar perdendo pelo placar de 3x0 até o finalzinho da primeira etapa com gols marcados por Felipe aos 20 minutos e Diego aos 39 e 45 minutos.
Com a entrada de Juninho e Christian, aos 44 minutos da primeira etapa, a equipe do bairro São Sebastião acertou a marcação e o mesmo Juninho marcou, aos 46 minutos, o primeiro gol do Villa do Carmo.
Na segunda etapa o treinador Totonho consertou o erro de sua escalação inicial colocando em campo o jogador Wallace e deu uma outra dinâmica a equipe do Villa que passou a dominar as ações da partida e aos 6 minutos Bizinho, aproveitando um cruzamento na pequena área, empurrou a bola para o fundo das redes do Altoriodocense.
Com a expulsão de um atleta da equipe adversária o Villa continuou pressionando em busca do gol de empate, mas uma substituição infeliz do treinador, ao tirar o atacante Bizinho que fazia uma excelente partida, desestruturou o ataque e a equipe passou a atacar de forma desordenada tentando resolver em bolas levantadas para a área adversária e em tentativas de jogadas individuais e, apesar do domínio territorial, não conseguiu o seu objetivo.
A arbitragem de Wellington Rodrigo do Nascimento foi, novamente, de alto nível tanto na parte técnica quanto na disciplinar não permitindo manifestações do componentes dos bancos de reservas, principalmente da equipe do Altoriodocense que foi punida com cartões amarelos.
Foram estas as formações das duas equipes:
Villa do Carmo: Jean (Paulinho); Perereca (Juninho); Rafael; Porquinho; Luizinho (Flávio); Du; Thiago; Didi (Christian); Bizinho (Evaldo); Luiz Henrique e Bruno (Wallace). Treinador: Totonho.
ALTORIODOCENSE: Lucas; Jonathan; Rômulo; Marcelo; Wanderlei; Fabrício; Serginho; José; Thiago; Diego e Felipe. Treinador: Selminho.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Thiaguinho, o carrasco do rubro-negro


Com dois gols de Thiaguinho o Olympic venceu o Andaraí no domingo (7), pelo placar de 2x0 e tirou a classificação do clube rubro-negro que dependia de uma derrota do Villa do Carmo frente ao Santa Efigênia para passar para a fase semifinal do campeonato amador de 2010 da Liga de Desportos de Barbacena. O Andaraí ainda seria o classificado caso os dois jogos terminassem empatados.

Num jogo muito disputado, mas que a situação do gramado do estádio Santa Tereza prejudicou o espetáculo, o Olympic mostrou porque terminou invicto e tem a melhor campanha desta fase de classificação ao segurar a equipe adversária no meio de campo e não permitindo que o ataque do Andaraí, que continua sentindo a falta de Carlão, chegasse ao fundo de suas redes. A boa atuação do goleiro Zeba também foi fator primordial na vitória olympiquense.

Aos 25 minutos da primeira fase o Andaraí teve uma penalidade máxima a seu favor, que foi desperdiçada por Júlio, com a bola explodindo no travessão do goleiro Zeba.

Os gols da partida foram marcados aos 28 e 48 minutos da segunda etapa.

O trio de arbitragem composto por Wellington Rodrigo do Nascimento, auxiliado por Marcelo de Oliveira e Alcimar Novaes Domiciliano teve uma atuação segura e não permitiu jogadas antidesportivas aplicando os cartões quando necessário.

As equipes atuaram com as seguintes formações:
OLYMPIC: Zeba; Luizinho; Ciro; Abel; Henrique; Claudinho; Dando; Lolô; Thiaguinho; Herculano e Ricardinho. Treinador: Fred.
ANDARAÍ: Everaldo; Nilson; Reilson; Marron; Tailor; Dominguinhos; Luciano (Leandro); Flavinho (Dé); Julio (Indinho); Carlos (Te) e Luige. Treinador: Fernando.

No outro jogo da chave “A”, o Villa do Carmo derrotou o Santa Efigênia por 3x0, com gols de Bruno; Bizinho e Juninho em jogo realizado no estádio Tiradentes, em Ressaquinha.

O fato relevante desta partida foi o comentário de que a diretoria do Villa do Carmo patrocinou o transporte da equipe adversária para comparecer ao jogo, fato desnecessário já que uma vitória por WO era o bastante para a classificação do Villa, diante de empate ou derrota do Andaraí.

Pela chave “B” tivemos no estádio Walter Antunes um jogo no qual o árbitro Edson Geraldo Ferreira esteve numa tarde, no mínimo, infeliz, se perdendo totalmente nas marcações e na aplicação de cartões.

O jogo em si foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes com o CFC iniciando a partida com muito ímpeto e parecendo que decidiria logo a sua classificação, principalmente pela improvisação de um atleta de linha no gol adversário.

Aos 20 minutos Pablo marcou, em cobrança de penalidade máxima, o primeiro gol do jogo em favor do CFC.

A partir daí a equipe de Alfredo Vasconcelos equilibrou as ações e aos 34 minutos conseguiu o seu gol de empate, através de Thiago André, cobrando um pênalti duvidoso sofrido por ele mesmo. O jogo continuou equilibrado até o final desta primeira etapa.

Logo aos 2 minutos da segunda etapa, após um passe perfeito de Ricardo Mendes, Denis colocou o CFC novamente em vantagem.

O jogo continuou equilibrado mas muito confuso por parte da arbitragem, com muitas faltas e aplicação de cartões amarelos. Aos 13 minutos o árbitro expulsou um atleta do Ipanema por uma falta cometida e os jogadores da equipe de Alfredo Vasconcelos partiram para cima dele de forma acintosa.

Mesmo com um jogador a menos o Ipanema não se entregou e aos 36 minutos Thiago André voltou a deixar tudo igual no placar: 2x2.

Aos 44 minutos novamente um lance duvidoso na área do Ipanema: Denis dividiu com um zagueiro adversário, ambos caíram na área, e o árbitro apontou para a marca penal, o que revoltou toda a equipe do Ipanema. Denis cobrou a penalidade, sem chance para o goleiro, e decretou a vitória e a classificação do CFC como segundo colocado da chave “B”, com o mesmo número de pontos do Altoriodocense, mesmo saldo de gols, mas com dois gols marcados a menos que seu concorrente.

As equipes jogaram com os seguintes atletas:
CFC: Johnny; Adalberto; Fernando; Diego; Felipe; Lulu; Tota; Ricardo Mendes; Bruno; Pablo e Alex (Denis). Treinador: Geraldinho.
IPANEMA: Maicon; Márcio; Ratinho; Dudu; Tutuia; Bráulio; Pimenta; Fernando; Vitinho; Thiago André e Grilo. Treinador: Araken.

No outro jogo da chave, em Alto Rio Doce, o Dorense venceu o Altoriodocense por 4x3 mas o pênalti marcado no último minuto no Walter Antunes tirou a sua classificação para a fase semifinal.

Nesta terça-feira (9), na sede da Liga de Desportos de Barbacena serão definidas as datas, locais e horários para a fase semifinal da competição cujos jogos de ida e volta serão entre Olympic x CFC e Altoriodocense x Villa do Carmo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Olympic é o campeão


Liderando a competição desde a sua segunda rodada o Olympic coroou neste sábado, 30, a sua participação no campeonato de masters de 2010, promovido pela Liga Municipal de Futebol de São João Del Rei, ao derrotar o Montanhês (Barroso) pelo placar de 3x0 e se sagrar campeão.
A partida final foi no estádio municipal Tiradentes, em Ressaquinha, já que, infelizmente, o campo do estádio Santa Tereza está em péssimas condições de jogo.
O Olympic iniciou a partida mostrando porque era o favorito para a conquista do título, assumiu o controle da partida e envolvia a equipe adversária com o refinado toque de bola de seu meio de campo. Ainda nesta primeira etapa perdeu várias chances de abrir o marcador com Carlão (duas vezes), Marquinho e Rinaldo. A única chance real do Montanhês foi aos 25 minutos quando a arbitragem anulou um gol em que o atacante estava em flagrante impedimento, no mais o goleiro Fogão, do Olympic, foi um espectador privilegiado da partida.
Para a segunda etapa a equipe de Barroso voltou mais “acesa” e esboçou uma reação que foi contida pela sólida defesa olympiquense. Aos 17 minutos, inconformados com a atuação da arbitragem, mas sem nenhuma razão para tal, dirigentes do Montanhês invadiram o gramado e por pouco não consumavam uma agressão ao árbitro, no que foram contidos pelos atletas das duas equipes.
Aos 18 minutos Carlão, sempre ele, mostrou porque foi o artilheiro da competição ao marcar o primeiro gol da partida e iniciar a arrancada para o título.
O Montanhês, então, partiu em busca do empate que levaria a decisão para a cobrança de penalidades, mas seu ataque não conseguia finalizar para a meta do goleiro Ficher, que havia substituído Fogão no intervalo da partida.
Aos 40 minutos, numa cobrança de falta da intermediária da equipe adversária, Ferrugem o zagueiro-artilheiro marcou o segundo gol da equipe de Barbacena, tranquilizando a torcida do azulão.
Já com seis minutos de acréscimo, dos sete dados pela arbitragem, novamente Ferrugem cobrando falta na entrada da área adversária colocou a bola por cima da barreira e fora do alcance do goleiro Agnaldo, que saltou em vão.
Ficha Técnica:
Olympic: Fogão (Ficher); Edson (Vinicius); Arnaldo; Ferrugem; Edmilson (Janinho); Silvério; Claudinho (Dadu); Luiz Besteira (Dé); Rinaldo (Kiko); Marquinho (Flávio) e Carlão.
Montanhês: Agnaldo; Lucio; Rubens; Boi; Paulo; Carlinhos; Gilson; Ferreira; Serginho; Cenildo e Mercinho.
Arbitragem: Elton Rezende Santos auxiliado por Paulo Victor Ferreira e José Alexandrino, todos da Liga Municipal de Desportos de São João Del Rei.
Gols: Carlão (18’) e Ferrugem (40’ e 51’) da segunda etapa.