quinta-feira, 29 de março de 2012

Começou o campeonato Master 2012

rolo rubro_negro cópiaCom uma vitória esmagadora do Andaraí sobre o Santa Efigênia pelo placar de 12x0, começou neste sábado (24) o “Campeonato Master de 2012” promovido e organizado pela Liga de Desportos de Barbacena.

 

Nos jogos realizados tivemos os seguintes resultados:

Resultados

Na chave “B” o jogo entre Ipanema x América foi adiado devido a impossibilidade de se utilizar o estádio Pedro Bianchetti, em Alfredo Vasconcelos e na chave “C”, com a desistência do Independente, a equipe do CFC folgou nesta primeira rodada.

Para a segunda rodada, a ser realizada no próximo sábado, dia 31, às 15 horas, teremos as seguintes partidas:

Jogos

sábado, 24 de março de 2012

Campeonato Master 2012

Master

Com treze clubes participantes, depois da desistência do Independente, começa neste sábado, dia 24, o “Campeonato Master de 2012”, competição patrocinada e organizada pela Liga de Desportos de Barbacena. Pela chave “A” temos Andaraí, Carandaí, Santa Efigênia e Villa do Carmo; na chave “B” estão o América, Fofocas, Ipanema e Olympic; a chave “C” contará com o CFC; Industrial e Montanhês.

Como vem acontecendo nos campeonatos promovidos pela LDB, temerosamente a competição se inicia sem a formação de uma Junta de Justiça Desportiva, o que poderá trazer consequências desagradáveis em casos de indisciplina por parte dos atletas, e dirigentes, participantes.

Nesta primeira rodada teremos os seguintes jogos, todos a serem realizados no sábado, à partir das 15 horas:

Jogos

AGRADECIMENTO

Agradecemos o honroso convite que recebemos da diretoria do Sport Club Ibertioga, e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Ibertioga, para o churrasco de comemoração pela conquista do título de campeão de futebol de 2011, na categoria “Infantil”, na competição promovida pela Liga de Desportos de Barbacena. Aproveitamos para parabenizar a secretária Vera Elisângela Oliveira de Paula pelo apoio prestado à equipe e pela sua presença nos jogos, o que deveria servir de exemplo para os demais secretários de esporte de outras cidades.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Conhecidos os campeões

Na manhã deste domingo, 18 de março, foram conhecidos os campeões das categorias “Mirim” e “Infantil” das competições promovidas pela Liga de Desportos de Barbacena. Os jogos finais foram realizados no estádio do Athletic Club, em São João Del Rei pois, infelizmente, nenhum clube barbacenense chegou às finais das competições.

MIRIM

CAMPEÃO_MIRIM 

Ao vencer a equipe do Social de Carandaí pelo placar de 7x0 a garotada do Athletic Club, de São João Del Rei, garantiu o título invicto da categoria “Mirim” com 100% de aproveitamento e uma incrível média de 6,58 gols por partida. A equipe do treinador Thiago havia vencido a primeira partida, em Carandaí, pelo placar de 2x1.

CAMPANHA

Athletic 

O Athletic, além do título de campeão “MIrim”, ainda teve o artilheiro da competição (Santiago) e o goleiro menos vazado (Samuel).

INFANTILCAMPEÃO_INF

A equipe da vizinha cidade de Ibertioga, comandada pelo treinador Valdinei, fez uma excelente campanha durante toda a competição, perdendo apenas uma partida, e nas finais desbancou o favorito Athletic que vinha  de uma invencibilidade de 10 jogos, vencendo as duas partidas e se sagrando campeã da categoria “Infantil”. Em seus domínios o Ibertioga venceu o adversário pelo placar de 3x1 e ontem ratificou a sua superioridade ao vencer novamente, desta vez por 5x3.

CAMPANHA

Ibertioga

O artilheiro da competição foi João Pedro (Athletic) sendo que houve um empate dos goleiros menos vazados entre Ramon (Ibertioga) e Vitor (Athletic).

Parabéns aos jogadores e dirigentes de Athletic e Ibertioga pelas conquistas e a todos os participantes pelo bonito futebol apresentado e pelo elevado espírito de desportividade e disciplina mostrados no decorrer das competições.

domingo, 11 de março de 2012

Ibertioga derruba invicto e sai na frente

Blog

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO JOGO

Derrotando o Athletic por 3x1 na manhã deste sábado, dia 10, o Ibertioga saiu na frente desta decisão do campeonato de 2011, categoria “Infantil”, promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. Com este resultado a equipe do treinador Valdinei pode até perder por um gol de diferença no segundo jogo, a ser realizado em São João Del Rei, para conquistar o título. Ao Athletic resta vencer por dois, ou mais, gols de diferença e, no caso de empate em saldo de gols nas duas partidas decisivas, o campeonato será decidido na cobrança de penalidades máximas.

Deste o início da partida a equipe do Ibertioga esperava o adversário em seu campo e em contra-ataques, aproveitando a velocidade de Guilherme e Oluvres, levava perigo à equipe sanjoanense. Foi numa dessas descidas rápidas que, aos 9 minutos, Guilherme marcou o primeiro gol da partida. O jogo continuou em ritmo veloz e em nova descida do ataque, isto aos 30 minutos, Caio encobriu o goleiro Vítor e marcou um lindo gol, fazendo Ibertioga 2x0.

Com a saída do lateral Ian, contundido aos 27 minutos da primeira fase, o Ibertioga perdeu um pouco da sua velocidade na saída de bola e aos 41 minutos, Giordano fez o gol que seria o único da equipe de São João Del Rei.

O panorama da segunda etapa mudou, pois com o recuo da equipe local o Athletic passou a comandar as ações no meio de campo, porém seu ataque não chegou a levar perigo real de gol à meta do goleiro Ramon que desta vez, ao contrário do primeiro jogo da semifinal contra o Olympic, teve uma atuação segura e tranquila. O Ibertioga ainda teve o atleta João Igor expulso de campo, aos 15 minutos da etapa final por falta violenta no adversário, mas resistiu todo o tempo restante e ainda marcou o seu terceiro gol, em falta cobrada por Guilherme, aos 40 minutos.

A atuação do árbitro da partida foi apenas regular, pois inverteu várias faltas e deixou de expulsar o zagueiro do Athletic que já tinha recebido um cartão amarelo e foi advertido com o segundo.

Com a derrota o Athletic interrompeu a sua campanha invicta no campeonato, quando em dez jogos obteve oito vitórias e dois empates.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

Ibertioga: Ramon; Ian (Timóteo); Wellingthon; Mateus; Miranda; Giovani; Fernando; João Igor; Guilherme; Caio e Oluvres. Treinador: Valdinei.

Athletic: Vítor; Mateus; Arthur; Iuri; Arlan; João Vítor; Mangabeira; Giordano; Fofão; Ricardinho e Pedro Augusto. Treinador: Magno.

ARBITRAGEM:

Marcos Luiz Vilela, auxiliado por Angelo Veronezzi Júnior e Francisco dos Reis Antero.

GOLS:

Ibertioga - Guilherme (9’ da 1ª fase e aos 40’ da 2ª fase) e Caio (30’ da 1ª fase).

Athletic – Giordano (41’ da 1ª fase).

CARTÃO VERMELHO: João Igor (Ibertioga) aos 15 minutos da 2ª fase.

DECISÃO DO “MIRIM”

Na primeira partida da decisão da categoria “Mirim”, realizada em Carandaí, o Athletic manteve a sua invencibilidade, e 100% de aproveitamento, ao derrotar a equipe do Social pelo placar de 2x1. Na segunda partida a equipe sanjoanense joga pelo empate para conquistar o título. No caso de uma vitória do Social por diferença de um gol a decisão vai para a cobrança de penalidades máximas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Finais das categorias de base

Equipes

Neste sábado, dia 10, teremos os primeiros jogos das finais, nas categorias “Mirim” e “Infantil”, dos campeonatos promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena, relativos ao ano de 2011. Pela categoria “Mirim” Social e Athletic jogam às 10 horas em Carandaí, enquanto em Ibertioga, com início às 10h30m, o confronto será entre o Ibertioga e o Athletic, este pela categoria “Infantil”.

As equipes do Athletic, de São João Del Rei, estão invictas nas duas categorias, sendo que no “Mirim” tem 100% de aproveitamento e uma incrível média de 6,5 gols por jogo.

Eis as campanhas das equipes que chegaram às finais:

Campanhas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Futebol em decadência

pires_na_maoO futebol de Barbacena, definitivamente, anda em péssima fase de alguns anos para cá. Diferentemente do que acontece nas cidades circunvizinhas nossos empresários, autoridades e imprensa não dão o apoio necessário para o crescimento do esporte, principalmente nas categorias de base onde está a sustentabilidade para a formação de um cidadão disciplinado e sem vícios, o que evitaria muitos contratempos para a polícia, juizado da infância e adolescência e da própria população.

Há de se ressaltar a voluntariedade e coragem do presidente da Liga de Desportos de Barbacena, Fernando Goretti, que com todos os percalços da falta de colaboradores e, principalmente, de dinheiro ainda consegue promover os campeonatos que, infelizmente, vem sendo ganhos por equipes de fora da cidade.

Seria demais se as autoridades municipais disponibilizassem funcionários da secretaria de esportes para trabalharem na LDB, que fica 90% do tempo fechada? Não poderiam, ao invés de distribuir R$ 20.000,00 para pseudo escolas de samba e R$ 8.000,00 para aglomerados de pessoas que se dizem blocos carnavalescos, disponibilizar uma verba para pagamento de arbitragem de competições, principalmente das categorias de base? A solução não é tão difícil assim mas falta a vontade política, principalmente ao se levar em conta que estes garotos não votam.

E nossos empresários e comerciantes? Preferem patrocinar um “baile funk” do que investir em um clube que estaria colaborando para tirar garotos da rua que futuramente, quem sabe, estará promovendo desordens nas portas de suas lojas.

Do jeito que a coisa anda ainda veremos por muito tempo nossos troféus serem expostos nas sedes dos clubes das cidades vizinhas que, com um pouco de apoio de suas prefeituras e empresários locais (até mesmo os de Barbacena como vimos propagandas em diversos uniformes), formam times competitivos e abocanham as premiações.

Quem acompanha o nosso futebol pode notar que, com raríssimas exceções que podem ser contadas nos dedos de uma só mão, a imprensa de Barbacena não está nem aí para o esporte. Jornais, rádios, sites e outros meios de comunicação só divulgam notícias se estas forem entregues em suas mãos e, contrariando a profissão de repórteres, não vão em busca dos acontecimentos.

Esperemos que num futuro bem próximo esta mentalidade se transforme e, com o apoio de todos, voltemos a ter um futebol forte e com estádios em condição de receberem grandes equipes, não se resumindo apenas ao Walter Antunes (Andaraí).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Barbacenenses fora das finais

Como vem acontecendo nas últimas competições promovidas pela Liga de Desportos de Barbacena, nenhum dos clubes da cidade se classificou para as finais das categorias “Mirim” e “Infantil”. O Athletic, de São João Del Rei, é finalista nas duas categorias tendo como adversários o Social de Carandaí, no “Mirim”, e o Ibertioga, no “Infantil”. O presidente da LDB terá de viajar para São João Del Rei, local da partida decisiva, para fazer a entrega da premiação. No último jogo da fase semifinal tivemos ontem, no estádio Walter Antunes, o empate em 3x3 entre Andaraí x Social, ficando a equipe de Carandaí com a vaga para a final na categoria “Mirim”. No jogo de sábado, em São João Del Rei, o Athletic consolidou a sua invencibilidade ao derrotar o Santa Efigênia pelo acachapante placar de 13x0.

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Andaraí 3x3 Social

O Andaraí deixou escapar a vitória, e consequentemente uma das vagas da final da categoria “Mirim”, ao ceder o empate à equipe do Social de Carandaí após estar vencendo pelo placar de 3x0 até aos 21 minutos da etapa final, tendo ainda desperdiçado uma cobrança de penalidade máxima.

Na primeira etapa, até a metade da segunda, a equipe de Barbacena dominava o jogo e chegou facilmente aos 3x0 mas permitiu a reação adversária quando seu goleiro foi substituído, a pedido da arbitragem, por cometer falta no adversário e ser o último homem da linha de defesa pois, como reza o artigo nº 162 do CBJD, menores de 14 anos não podem ser expulsos do campo de jogo.

Com isso a equipe de Carandaí partiu para cima do rubro-negro e conseguiu empatar a partida, resultado este que dava ao Social condições de ir para a final do campeonato, fato lamentavelmente desconhecido pelo treinador do Andaraí que achava ter a vantagem do empate e pedia insistentemente ao árbitro para encerrar o jogo.

Os gols da partida foram marcados por: Renato (9’ da 1ª fase); Maurício (20’ da 1ª fase) e Gustavo (10’ da 2ª fase) para o Andaraí. Luiz Augusto (18’); Micael (21’) e Luiz Gustavo (26’), todos na 2ª fase, marcaram para o Social.

O destaque da partida foi o goleiro do Social, Thiago, que praticando excelentes intervenções evitou que o Andaraí marcasse o gol que lhe daria a classificação.

Blog Athletic 13x0 Santa Efigênia

Jogando no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, a equipe mirim do Athletic venceu a equipe do Santa Efigênia, de Barbacena, pelo placar de 13 X 0, na segunda partida válida pela semifinal do Campeonato de Base, realizado pela Liga de Desportos de Barbacena, ocorrido dia 3 de março.

O Athletic podia perder por até 3 gols de diferença, pois vencera o Santa Efigênia por 4 x 1, na primeira partida, realizada em Barbacena. Mas desde os primeiros minutos o jogo a equipe do Athletic impôs seu melhor futebol, dominando a partida e terminando o primeiro tempo com o placar a seu favor: 5 a 0.

No segundo tempo, sem maiores dificuldades, o Athletic dominou por completo o Santa Efigênia, que sequer esboçou reação, dilatando o placar e se classificando para disputar a final contra o vencedor de Andaraí x Social, jogo a ser realizado dia 4 de março em Barbacena.

A equipe sanjoanense chega para disputar a final com 100% de aproveitamento. Com 10 vitórias, 70 gols a favor e 5 contra e um saldo de 65 gols.

Colaboração:

Paulo Lemos – www.jornalnovamidia.com.br

sábado, 3 de março de 2012

Athletic x Ibertioga fazem a final do infantil

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Ibertioga 2x1 Olympic

Ao vencer o Olympic pelo placar de 2x1, na manhã deste sábado (3) na sede campestre do Olympic Club, o Ibertioga ficou com uma das vagas da final do campeonato promovido pela Liga de Desportos de Barbacena, edição 2011.

Ao contrário do jogo de ida em Ibertioga onde a equipe barbacenense, apesar de estar atuando com um jogador a menos, conseguiu arrancar um empate na base da raça e superação, desta vez foi totalmente dominada pelo adversário e só não saiu de campo com um resultado mais dilatado graças a atuação do goleiro Wellington, que por diversas vezes salvou a sua meta com defesas importantes.

A equipe do Ibertioga começou a partida mostrando que viera para buscar a classificação nos domínios do adversário, jogando com disposição e dominando completamente a equipe do Olympic marcou o seu primeiro gol logo aos 8 minutos, através de Caio, e abusou de perder gols, deixando de conseguir a sua classificação ainda nesta primeira etapa.

No segundo tempo, devido ao forte calor, o ritmo de jogo diminuiu e o Ibertioga começou a perder as jogadas do meio campo o que proporcionou alguns ataques do Olympic que, aos 20 minutos chegou ao empate através de Daniel. Com algumas substituições a equipe visitante voltou a tomar as rédeas da partida e partiu em busca do gol que lhe daria o passaporte para a final, gol este que surgiu aos 35 minutos marcado por Miranda.

Blog

Athletic 5x1 Andaraí

Após ter vencido a primeira partida da semifinal pelo placar de 3x2, a equipe infantil do Athletic recebeu o Andaraí, de Barbacena, e venceu pelo placar de 5x1. A segunda partida da semifinal foi realizada no dia 3 de março, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.

O Athletic tinha a vantagem de poder perder por até um gol de diferença devido à sua melhor campanha, obtida na fase de classificação, mas desde o início mostrou que não queria fazer valer a vantagem, e fez 1x0 logo nos primeiros minutos. A equipe do Andaraí, que precisava da vitória a qualquer custo, começou a dominar o meio campo, mas sem nenhuma objetividade no ataque.

Ainda no primeiro tempo, o Athletic chegou aos 2x0, em penalidade máxima cometida pelo goleiro do Andaraí, que acabou sendo expulso de campo.

Para o segundo tempo, a equipe do Andaraí, que já estava em desvantagem no placar e com um jogador a menos, ameaçou esboçar reação e conseguiu diminuir o placar, fazendo 2x1em cobrança de pênalti. Mesmo debaixo de um sol escaldante, parecia que o vento soprava a favor do Andaraí, e numa atitude impensada, reclamando com o árbitro da partida, um jogador do Athletic acabou sendo expulso, deixando cada equipe com 10 jogadores e mais espaço para o toque de bola. Só que o Andaraí não soube tirar vantagem da igualdade numérica, e logo no minuto seguinte, em jogada faltosa, o Andaraí tinha mais um jogador expulso, voltando a ficar com um jogador a menos em campo.

O Athletic, por sua vez, aproveitou a vantagem numérica, dominou o restante da partida e dilatou o placar, aplicando uma goleada de 5x1 e se classificando para a final do Campeonato de Base de Barbacena.

Colaboração:

Paulo Lemos - www.jornalnovamidia.com.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

Definição nas categorias de base

Blog2

Serão definidos neste final de semana os finalistas dos campeonatos “Mirim” e “Infantil” promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena. As competições, iniciadas em novembro de 2011, terão os seguintes jogos de volta da fase semifinal:

Jogos

As condições de cada equipe para chegar às finais são as seguintes:

MIRIM:

ATHLETIC: Pode perder por até 3 gols de diferença.

SANTA EFIGÊNIA: Precisa da vitória por diferença de 4 gols.

ANDARAÍ: Precisa de vitória simples.

SOCIAL: Joga pelo empate.

INFANTIL:

OLYMPIC: Joga pelo empate.

IBERTIOGA: Precisa de vitória simples.

ATHLETIC: Pode perder por um gol de diferença.

ANDARAÍ: Precisa da vitória por diferença de 2 gols.