sábado, 30 de junho de 2012

Andaraí é o campeão Master de 2012

Com dois gols de Carlão, artilheiro em todas as competições que participou nos últimos anos, o Andaraí venceu o América pelo placar de 2x0 na tarde deste sábado, 30, no estádio Walter Antunes e se sagrou Campeão Master de 2012, na competição organizada pela Liga de Desportos de Barbacena.

sábado, 23 de junho de 2012

Decisão fica para a terceira partida

Com o empate em 2x2 entre Andaraí e América, na tarde deste sábado (23) no estádio Walter Antunes, fica para o terceiro jogo a decisão do Campeonato Master de 2012. Dé abriu o placar para o Andaraí na primeira fase; Maurinho empatou e virou o placar para o América na segunda etapa e, no finalzinho da partida, Flávio cobrando falta deixou novamente tudo igual no placar.

No próximo sábado, no mesmo estádio Walter Antunes, as duas equipes voltam a se enfrentar sendo que o América joga pelo empate. Ao Andaraí resta vencer a partida pela diferença de dois gols para que não haja a necessidade da cobrança de penalidades máximas.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Esclarecimentos de um “repórter amador”

Agradeço ao Sr. Fernando Sérgio pelo esclarecimento no site do ANDARAÍ ESPORTE CLUBE do que venha a ser uma crônica (CLIQUE PARA LER), mas imaginava que esta explicação fosse feita com suas próprias palavras e não com matéria copiada da Internet e, por sinal, sem citar a fonte (CLIQUE PARA LER).

Uma outra matéria também veiculada no site sob o título “Crônicas: jornalismo ou literatura?” (CLIQUE PARA LER) foi transcrita integralmente da Internet (CLIQUE PARA LER), ao passo que minhas matérias, apesar de “fugir ao alcance da minha cultura cotidiana”(sic) e de não ser sido formado em nenhum curso superior, são pautadas na minha cultura adquirida através de leituras e da experiência adquirida no alto dos meus 63 anos de vida.

Peço desculpas a todos e com esta matéria encerro esta discussão que não interessa a nenhum leitor do “blog” e que nada vem acrescentar ao FUTEBOL DE BARBACENA. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resposta ao Sr. Fernando Sérgio

Ao acessar a página do ANDARAÍ ESPORTE CLUBE, que por sinal foi criada por mim e hoje é brilhantemente gerenciada pelo competente Iuri Fontora, me deparei com um texto do vice-presidente daquela agremiação, Sr. Fernando Sérgio de Oliveira, no qual fazia algumas citações à minha pessoa e que eu não poderia deixar sem as devidas respostas. Abaixo transcreverei alguns trechos com as minhas respostas grafadas em letras vermelhas:
“Como pode neste ultimo sábado notei a falta do repórter Matheus que não se fez presente fazendo a cobertura do primeiro do jogo das finais de Master em seu blogger a preferir noticiar a final de Alfredo Vasconcelos.Será que se chateou ao ser cobrado por este subscritor que lhe fez uma critica a respeito do ultimo comentário a respeito do jogo na sede da LDB.,  onde o ANDARAÍ venceu a grande equipe do Montanhês? com certeza sim porque todos que são radicais como o Matheus imagina que não podem ser criticado mesmo se tornando homem público. Dias destes, passeando de mãos dadas com o mouse pelas frias e súbitas  idas e vindas  da internet, parei e fiquei a ler o  comentário de Matheus que preferiu destacar as irregularidades acontecidas do que enaltecer o belo que aconteceu na partida propiciada pelas duas equipes, mais especificamente Andaraí e Montanhês, escrito por ele em desserviço ao esporte.”
- O que de belo aconteceu naquelas partidas? A confusão generalizada dentro do campo ou a entrada violenta de um zagueiro do Andaraí num adversário que todos têm como um jogador leal?
“A discussão que se seguiu nos comentários atraiu meus ávidos olhos sedentos de polêmica. Tenho conhecimento suficiente para avaliar o que foi debatido lá, portanto o que falarei não está relacionado aos debatedores, refere-se a uma questão bastante interessante de ser abordada, especialmente por que acompanha o jornalismo esportivo qual seja da total e frangrancial opção do repórter em distorcer e não reconhecer as virtudes até mesmo de um inimigo.”
- Como pôde ter lido estes comentários se, há meses, o blog está bloqueado para os comentários dos leitores?
“Desde pequeno ouvimos e lemos os profissionais da crônica esportiva com aquela maldita curiosidade que pretende adivinhar quem torce para o nosso time e quem torce para o outro. O “outro” aqui são todos os outros. Sim, porque a grande maioria deles não diz que camisa já vestiu em sua tenra passagem pelos infantis ano dourados. Também é óbvio que, se falam de futebol, devem torcer por alguém. Ninguém nasce admirando o futebol sem que tenha dado pelo menos um pontapé na bola afinal são em verdade os piores dos piores, o que só jogava porque era o dono da bola e ai, tornou-se o critico contumaz sem pudor ou sem postura mas crítico que dia por outro escolhe suas conveniencias e amizades e despejam o veneno em seus desafetos de "armário", tentando com atitudes infantis sensibilizar os incompetentes que querem uma coluna dita a seu favor.”
- Em primeiro lugar sou nascido em Juiz de Fora, onde passei toda a minha infância e adolescência, portanto não tenho vínculos com nenhum clube de Barbacena e nem torço por nenhum deles.
“Belo mentiroso que tu é, isto sim pois não nasceu repórter e por isso é contra alguem se não é torcedor desse ou daquele e fica na espreita da decisão para despejar seu veneno incubado de  jogador sem sucesso mesmo que no banco de escola primária.”
- Não sou repórter e nunca tive a pretensão de sê-lo, e muito menos mentiroso, sou apenas um admirador do futebol bonito e jogado com disciplina acima de tudo, que procura divulgar este esporte sem nenhum objetivo financeiro. Cubro minhas despesas de viagens, equipamentos e etc. com o meu próprio dinheiro e nunca recebi um centavo sequer de qualquer clube onde fui colaborador, muito pelo contrário. Quanto a não ter sido jogador de sucesso você tem toda a razão, mas sou um homem de caráter e acima de tudo honesto o que, para mim e para minha família, vale mais do que qualquer posição destacada na sociedade.
“O final da conversa pode não ser o mais politicamente correto, mas sem dúvida é bastante provável pois, isso acontece com frequência e rondam sempre os radicais como é o caso do MATHEUS.”
- Se ser radical é lutar pela seriedade e disciplina no esporte, e na vida, posso dizer que realmente sou, e com muito orgulho. Durante toda a minha trajetória no esporte de Barbacena nunca fui acusado de agredir físicamente um atleta, árbitro ou dirigente.
“Mas bem. Os jornalistas não revelam suas preferências clubísticas por medo de represália da torcida adversária, para não estragarem as relações com as outras agremiações ou por entenderem que sua credibilidade seria afetada, já que a sombra do pavilhão predileto sempre estaria balançando sobre suas idéias e neste caso mesmo sem entencer muito o porque não é contra o ANDARAÍ mas tão somente contra o FERNANDO, O FERNANDINHO, OU O DRº FERNANDO. Acontece que, ao esconder o time, são várias bandeiras que podem suplantar qualquer colocação que faça em rádio, TV, blogger ou microfone. Também temos consciência de que, no mundo do futebol e da crônica, todos falam de todos e acabam  dirigentes, jogadores e jornalistas, sabendo quem torce para quem. Ficando, portanto, com o medo,  nem que seja para atucanar.”
- Não escondo de ninguém que torço pelo FLAMENGO, e somente por ele, não torcendo nem mesmo pela Seleção Brasileira, mas sempre honrei e defendi os clubes nos quais tive a oportunidade, e orgulho, de trabalhar como colaborador.
“Ai amigos leitores, passamos a conhecer o limite de cada um e com todo respeito ao MATHEUS, e aos meus desafetos do "armário" que estão esperando o desenrolar dos acontecimentos e torcendo pelo insucesso do ANDARAÍ que propriamente para vitória do AMÉRICA, se curvam e se silenciam em mostra exacerbada de respeito a este que é irremediavelmente melhor que todos estes piratas do esporte chamado FERNANDO, FERNANDINHO O DRº FERNANDO.”
- Quem acompanha este modesto “blog” poderá se certificar, voltando às matérias anteriores, que o Sr. Fernando Sérgio está redondadamente equivocado pois, durante todos os campeonatos, sempre destaquei as grandes campanhas do Andaraí Esporte Clube, sendo até acusado de parcialidade por alguns. Só que na vida nem tudo são flores e, quando assim eu entendi, também fiz as críticas que achei pertinentes as quais ele não soube, ou não quis, absorver. Ser elogiado é fácil, o difícil é aceitar as críticas.
“Este é o ponto a se avançar e uma situação que precisa ser alcançada. Porque evitar a crítica ao rival de cores, coagir-se para não apontar os seus erros e deslizes, seria simplesmente mais uma forma de se anular profissionalmente, de fazer um jornalismo chapa-branca, ainda que às avessas E VERDADEIRAMENTE amigo Matheus eu preferia vê-lo nas beiras do campo criticando e me oportunizando censura-lo veemente como sempre fiz do que emudecer a todos e em especial tu MATHEUS, POLACO, EDSON, e outros mais, pois ao ANDARAÍ ESPORTE CLUBE não calará jamais.”
- Para que possa voltar à beira dos campos nos campeonatos oficiais da Liga de Desportos de Barbacena será necessária uma organização digna de uma competição dita oficial, com uma Junta de Justiça Desportiva, ou até mesmo uma Comissão Disciplinar, que possa coibir a violência e a impunidade de alguns “atletas” e “dirigentes” que fazem algumas barbaridades, cumprem um jogo de suspensão e na rodada seguinte estão novamente aprontando dentro de campo sem que haja uma punição exemplar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

VBC é bicampeão da Copa Vertentes

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Após empatar a segunda partida da decisão contra o SAPEFUC em 0x0, o VBC (Violetti/Botafogo Clube), de Alfredo Vasconcelos, se sagrou campeão da “IV Copa Vertentes de Futebol Amador de Alfredo Vasconcelos”. A decisão do título, no jogo realizado neste domingo (17) no estádio Pedro Bianchetti, foi através da cobrança de penalidades máximas quando o VBC venceu por 3x0.

Num jogo muito pegado e que se concentrou entre as duas intermediárias o SAPEFUC, na primeira etapa, comandava as ações mas não chegava a ameaçar a defensiva adversária enquanto o VBC, por sua vez, tentava a ligação defesa/ataque através de lançamentos longos de Ferrugem que paravam na boa atuação da defesa da equipe barbacenense.

Na segunda etapa, após uma excelente defesa de Cem, num chute cara-a-cara de um atacante do VBC aos 28 minutos, a equipe da casa partiu para cima tentando liquidar a partida e passou a pressionar o adversário que ficou sem uma referência de área com a substituição do centroavante Thiago André. Após o tempo regulamentar, e com o resultado de 0x0, a decisão da copa ficou com a cobrança de penalidades máximas, pois a primeira partida também terminou com um empate pelo mesmo placar.

Na cobrança das penalidades o VBC mostrou sua superioridade ao aproveitar todas as três cobranças executadas, ao passo que a equipe do bairro São Pedro (Barbacena), desperdiçou todas as três primeiras, o que eliminou a necessidade das demais.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES

VBC: Felipe; Guilherme; Ferrugem; Thiago; Felipe Alves; Victor; Caíque; Fernando; Arthur; Douglas; Eduardo; João Vitor; Sérgio; Evandro; Bruno; Guilherme II e Pulga. Treinador: Daniel.

SAPEFUC: Cem; Nicim; Padeirinho; Fábio; Donizete; Du; Julinho; Júlio; Dé; Thiago André; Carlos; Dilton; Ceará; Felipe; Serginho e Wellington. Treinador: André.

ARBITRAGEM

Mário Lúcio e Silva, auxiliado por José Raimundo Paiva Rocha e Reginaldo Garcia Mendes.

CARTÃO VERMELHO

Felipe (SAPEFUC) aos 40 minutos da segunda etapa.

 

FINAIS DO MASTER 2012

Na primeira partida da decisão do “Campeonato Master de 2012” o América derrotou a equipe do Andaraí, na tarde deste sábado no estádio Walter Antunes, pelo placar de 2x1. Para ser campeão, sem a necessidade de uma terceira partida, o América precisa de uma vitória no próximo sábado.

domingo, 10 de junho de 2012

Andaraí e América nas finais do Master 2012

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Ao derrotar o Montanhês por 3x0 na tarde deste sábado, dia 9 de junho no estádio Walter Antunes, o Andaraí garantiu uma das vagas para a final do “Campeonato Master de 2012”, competição promovida e organizada pela Liga de Desportos de Barbacena. Na outra semifinal, realizada no campo da Parquelândia, o América venceu a equipe do Carandaí por 1x0 e ficou com a segunda vaga.

ANDARAÍ X MONTANHÊS

Com quatro desfalques importantes (Boi, Leleco, Tonho e Binha) o Montanhês, que jogava pelo empate, procurava segurar a bola em seu meio campo e só descia nos contra-ataques que esbarravam na falta de atacantes qualificados e na sólida defensiva da equipe rubro-negra. Logo aos 3 minutos de jogo Carlão, sempre ele, marcou o primeiro gol do Andaraí e jogou uma ducha de água fria nas pretensões do Montanhês em segurar o jogo. Mesmo assim a equipe de Barroso resistiu durante toda a primeira etapa sem sofrer mais gols, contando com a boa atuação de seu excelente goleiro Lalá que, aos 35 minutos, defendeu uma penalidade máxima cobrada pelo centroavante Carlão.

No início da segunda etapa novamente Carlão, aos 6 minutos, balançou as redes da equipe visitante e complicou de vez a situação do Montanhês, que mesmo assim não se entregou e vendeu caro a derrota que o eliminava da disputa do campeonato. Rinaldo aos 43 minutos, jogou a pá de cal nas pretensões da equipe de Barroso fazendo Andaraí 3x0 Montanhês.

A arbitragem de Edson Geraldo Ferreira não teve influência no resultado final, mas pecou pela falta de autoridade ao permitir algumas jogadas violentas sem uma atitude mais rígida, como a do zagueiro do Andaraí, Reginaldo, que cometeu falta desleal e desnecessária em cima de Júlio, aos 13 minutos da primeira etapa, falta esta passível de expulsão de campo.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

Andaraí: Chico; Naldo; Serginho; Reginaldo; Rinaldo; Lu; Luiz; Alvim; Carlão; Arlan; Dé; Adão; Hilton; Zé Maria; Batata; Claudinho; Valtinho; Flávio  e Toninho. Treinador: Fernando Sérgio.

Montanhês: Lalá; Gilson; Adilson; Serginho; Pacheco; Marcinho; Ferreira; Marquinhos; Zezé; Ednaldo; Juvenal; Amarildo e Taquinho. Treinador: Juvenal.

ARBITRAGEM: Edson Geraldo Ferreira, auxiliado por Edson Campos de Souza e Fred Francisco de Paula.

À partir do próximo sábado, dia 16, teremos as finais do campeonato entre o Andaraí, que teve a melhor campanha entre as onze equipes participantes, e o América que foi a segunda melhor campanha. A decisão será no sistema “melhor de 5 pontos”, o que significa que uma equipe terá de vencer os dois primeiros jogos para que não haja a necessidade de uma terceira partida. Na reunião da próxima terça-feira, na LDB, serão definidos os locais e datas para as partidas das finais.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Definição dos finalistas

Chamada2

Neste sábado, dia 9, às 15 horas serão definidos os dois finalistas do “Campeonato Master de 2012”, promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. No estádio Walter Antunes o Andaraí enfrenta o Montanhês e precisa de uma vitória simples para garantir a sua vaga, o Montanhês joga pelo empate devido ao fato de ter vencido a primeira partida pelo placar de 1x0.

América x Carandaí fazem a outra partida decisiva na Parquelândia, sede campestre do Andaraí Esporte Clube. Neste jogo quem tem a vantagem do empate é o América, que empatou em 0x0 em Carandaí.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Caiu o último invicto

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Com a manutenção do resultado de 1x0 conseguido no último sábado (2), o Montanhês interrompeu a série de oito vitórias do Andaraí no Campeonato Master de 2012 e joga por um empate no jogo do próximo sábado no estádio Walter Antunes. A complementação da partida, que foi interrompida aos 39 minutos da primeira fase, aconteceu nesta quinta-feira (7) no estádio João Vigia, em Barroso.

A equipe do Montanhês entrou em campo com a nítida intenção de manter o resultado e, se possível, através de contra-ataques ampliar a sua vantagem. Nos seis minutos restantes da primeira etapa, e nos primeiros vinte minutos da segunda, o jogo foi arrastado, sem nenhuma chance de gol e com as duas defensivas tendo pouco trabalho. Aos 21 minutos surgiu a primeira grande oportunidade do gol de empate do Andaraí quando Flávio, numa cabeçada de dentro da pequena área , obrigou o goleiro a uma defesa parcial que foi complementada por um dos zagueiros que salvou em cima da linha da meta. À partir daí o Andaraí aumentou o seu ritmo e passou a pressionar a equipe local, que gastava o tempo simulando algumas contusões, com o árbitro parando várias vezes o jogo para atendimento aos atletas. O goleiro Lalá ainda fez boas defesas em alguns chutes perigosos e garantiu o placar de 1x0 conquistado no sábado.

Apesar de várias paralisações acontecidas o árbitro da partida que, como prevê as regras, deveria ser o mesmo do jogo interrompido e não foi, deu apenas dois minutos de acréscimos causando revolta nos atletas e comissão técnica do Andaraí. Em nossa opinião tais acréscimos deveriam ser, no mínimo, de quatro a seis minutos.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

Montanhês: Lalá; Gilson; Boi; Leleco; Adilson; Pacheco; Marcinho; Ferreira; Marquinhos; Binha; Zezé; Ednaldo; Amarildo e Taquinho. Treinador: Juvenal.

Andaraí: Chico; Naldo; Serginho; Alvim; Arlan; Lu; Luiz; Rinaldo; Carlão; Flávio; Adão; Hilton; Zé Maria; Batata; Valtinho e Toninho. Treinador: Fernando Sérgio.

ARBITRAGEM: José Adilson de Almeida , auxiliado por Paulo Lúcio Silva e Francisco dos Reis Antero.

Nas partidas do próximo sábado, que decidirão os dois finalistas da competição, Montanhês e América entrarão com a vantagem do empate contra Andaraí e Carandaí, respectivamente.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Problema de junta…

Como já vem se tornando um hábito no futebol barbacenense a reunião desta terça-feira na sede da Liga de Desportos de Barbacena não levou a nenhuma conclusão positiva sobre os tristes fatos acontecidos  e o restante da partida interrompida, entre Montanhês x Andaraí, foi marcada para as 10 horas desta próxima quinta-feira, em Barroso.

A falta de uma Junta de Justiça Desportiva, um regulamento omisso e uma súmula confusa e mal redigida, deixarão novamente impunes aqueles que contribuiram para o triste espetáculo vivenciado no sábado passado, no estádio João Vigia, em Barroso.

Sumula

Relatorio

Em momento algum, durante a reunião, levou-se em consideração o relato do árbitro da partida sobre a suposta agressão “com socos e pontapés os quais atingiram o mesmo a altura da face esquerda e também as pernas” (sic) e não se levantou nenhuma hipótese de se punir rigorosamente o suposto infrator. O regulamento da competição em seu artigo nº 61 diz o seguinte: “A agressão física, tentada ou consumada, ao árbitro e/ou seus auxiliares, representantes, dirigentes, atletas ou funcionários da associação adversária, implicará na perda de mando de campo de até 2 (duas) partidas, subsequentes ou não. A reincidência implicará na perda de mando de campo das partidas restantes”. Este artigo do regulamento, em nosso modo de pensar, é injusto pois ao invés de punir o atleta infrator puniria o clube e os demais atletas que não se envolveram no tumulto.

Esperemos que estes fatos vergonhosos, que vêm acontecendo no futebol de Barbacena, parem por aqui e que o campeonato continue como vinha sendo antes, com jogos bem disputados e dentro da mais alta desportividade… e que vença o melhor.

terça-feira, 5 de junho de 2012

O que pode acontecer…

TribunalConforme divulgado por este blog, na tarde de sábado (2) o jogo entre o Montanhês e o Andaraí, pelas semifinais do campeonato da categoria “master” da Liga de Desportos de Barbacena, foi suspenso pelo árbitro da partida aos 38 minutos da primeira etapa após uma confusão generalizada entre alguns atletas e dirigentes de ambas as equipes.

Como o regulamento da competição é muito vago e em seu artigo nº 12 diz que “qualquer partida suspensa ou adiada deverá seguir a legislação em vigor” fomos buscar subsídios nesta legislação para tentar descobrir o que poderá acontecer.

Consultando o “RGC – Regulamento Geral de Competições” da Confederação Brasileira de Futebol-CBF encontramos as seguintes possibilidades para este caso nos artigos nº 19, 20, 21 e 22:

image

image

Os artigos acima também são considerados nos regulamentos adotados pela Federação Mineira de Futebol (artigos nº 37, 38, 39 e 40).

Como a LDB não tem Junta de Justiça Desportiva constituída, não temos nenhuma expectativa do que poderá ser resolvido na reunião desta terça-feira na sede da entidade. Somente após conhecimento do que foi relatado na súmula é que teremos a decisão se haverá, ou não, a complementação da partida ou se será definido um vencedor.

sábado, 2 de junho de 2012

Confusão generalizada na semifinal do Master 2012

Blog

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

O primeiro jogo entre Montanhês de Barroso e Andaraí foi interrompido aos 38 minutos da primeira etapa devido a uma confusão generalizada entre atletas e dirigentes das duas equipes. O árbitro da partida, Mário Lúcio e Silva, achou por bem encerrar a partida por falta de garantias, já que não havia policiamento no local.

O jogo realizado no estádio João Vigia, na cidade de Barroso, começou com um grande equilíbrio entre as duas equipes sendo que o Montanhês atuava com alguns reforços que não participaram do jogo anterior contra o Industrial de Ressaquinha e jogava de igual para igual contra o, até então invicto, Andaraí Esporte Clube.

Aos 37 minutos da etapa inicial após um escorregão de Claudinho, que atuava improvisado na zaga, a bola sobrou para o centroavante Binha que tirou do goleiro Chico e marcou o primeiro gol da partida para o Montanhês. Logo após o reinício do jogo o lateral Naldo sofreu uma entrada faltosa de Tonho e então começou a confusão: Ferrugem atravessou o gramado e foi tirar satisfações com o atleta faltoso, o que provocou a reação de seus companheiros e o tumulto se estabeleceu. Há de se ressaltar que a grande maioria dos atletas, e dirigentes, entraram em campo para tentar acalmar os ânimos daqueles mais exaltados mas o árbitro decidiu encerrar a partida e passar o “pepino” para a Liga de Desportos de Barbacena que, em condições normais, teria que marcar uma nova data para se completar o tempo restante mas, como não há Junta de Justiça Desportiva constituída, não se sabe o que realmente irá acontecer. Durante a confusão não houve nenhuma aplicação de cartões vermelhos e somente após a divulgação da súmula do jogo é que se poderá saber se houve alguma citação por parte da arbitragem (veja o vídeo abaixo).

    
CONFUSÃO APÓS FALTA NO LATERAL NALDO, DO ANDARAÍ

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

Montanhês: Lalá; Gilson; Márcio; Leleco; Tonho; Marcinho; Júlio; Ferreira; Marquinhos; Binha; Paulo; Zezé; Adilson; Boi; Ednaldo; Amarildo; Pacheco; Taquinho; Leandro e Ronaldo. Treinador: Juvenal.

Andaraí: Chico; Naldo; Luizinho; Claudinho; Ferrugem; Lu; Luiz; Dé; Rinaldo; Carlão; Arlan; Adão; Alvim; Toninho; Hilton; Zé Maria; Batata; Valtinho; Serginho e Flávio. Treinador: Fernando Sérgio.

ARBITRAGEM: Paulo Lúcio e Silva, auxiliado por José Adilson de Almeida e Francisco dos Reis Antero.

GOL: Binha (37’ da 1ª etapa) para o Montanhês.