sábado, 31 de janeiro de 2015

ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

gato-comeu

Como foi noticiado por este blog, no dia 25 de dezembro de 2014, a atual administração da Prefeitura Municipal de Barbacena repassou para a LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA a quantia de R$ 55.030,00 (cinquenta e cinco mil e trinta reais), conforme o Diário Oficial Eletrônico dos dias 4 de novembro de 2013 e 12 de agosto de 2014, para “promover e custear a premiação e arbitragem” dos campeonatos de 2013 (Copa Hélcio do Carmo) e dos de 2014.

Como em todos os atuais campeonatos promovidos pela LDB vem sendo cobradas taxas de participação e arbitragens, fica a pergunta: ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

Segundo o estatuto da LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA – LDB, em seu artigo 12º – letra “a” – item nº 1, a Assembléia Geral dos clubes filiados deverá ser convocada ordinariamente “na primeira quinzena do mês de janeiro de cada ano para tomar conhecimento do balanço anual da receita e despesa da Ligao que não foi feito no ano de 2014 e, que até a presente data, não foi convocada para 2015.

Além disso o artigo nº 27 diz que cabe ao presidente da Liga “organizar com o 1º tesoureiro, os balancetes mensais das Receitas e das Despesas e submeter-los [sic] ao exame da Comissão Fiscal , até 15 dias após o fim de cada mês”. Pelo que temos conhecimento isto não vem acontecendo.

Mesmo se não constasse no estatuto da entidade, é obrigação de todos os dirigentes que recebem subvenção de qualquer ordem prestarem conta de onde foi gasta a verba, ainda mais se tratando de verba pública.

SITE DA LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA

Embora amplamente anunciado nos programas esportivos das rádios da cidade, e contando com um funcionário público lotado na LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA, a página informativa da entidade na Internet (www.ldboficial.webnode.com) está totalmente defasada dos acontecimentos relativos ao Campeonato Varzeano de 2015. Para se ter uma ideia a competição já completou a sua terceira rodada e os dados sobre os cartões aplicados ainda se referem à primeira, a classificação das equipes só contempla até a segunda rodada e não há nenhuma informação sobre artilheiros e jogadores suspensos para os jogos subsequentes.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

COPA DESTERRO DO MELO

Logo

No ano de 2013, em virtude das Festividades que marcaram as comemorações dos 50 anos de Emancipação Política de Desterro do Melo, o Governo Municipal decidiu criar uma disputa entre os times de futebol da cidade, os quais já haviam disputado as edições anteriores do Campeonato Municipal de Futebol Amador – reunindo apenas (e tão somente) aqueles praticantes do futebol que tivessem comprovadamente vínculo com a municipalidade, excluindo a participação de atletas de outros Municípios, com base em Regulamento discutido e aprovado por todos.

A disputa da Taça Cinquentenário foi um grande sucesso e agradou a todos na cidade, levando o Governo Municipal a fazer tradicional a realização da modalidade durante a Programação da Festa da Cidade e criando assim, à partir de 2014, a Copa Desterro do Melo.

O Torneio é de curta duração - em estilo “mata-mata” - e recebem premiação o Campeão, o Goleiro Menos Vazado e o Artilheiro.

Participam da “ COPA DESTERRO DO MELO” que terá o seu início no próximo domingo, dia 1º de fevereiro, as equipes do REAL SPORT F. C. - SERRANO F. C.URT F. C.E. C. VELÃOMERECEU F. C. e CRUZEIRO F. C., divididos em duas chaves de três equipes cada, que jogarão entre si em turno único, onde os primeiros colocados de cada chave disputarão a final e os segundos colocados disputarão o terceiro lugar.

Veja abaixo a tabela da competição:

Tabela_Classif

Para o acompanhamento da “3ª COPA DESTERRO DO MELO DE FUTEBOL” foi criada uma página na Internet onde serão postados, logo após as rodadas, os resultados das partidas, os cartões aplicados e os autores dos gols marcados.

 http://copadomelo.webnode.com/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS

CopaTerere_Logo

A Comissão Organizadora, o Sr.. Ilson Guilherme de Sá, ( TERERÊ), e ainda, o assessor Charliston Wesley de Oliveira, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela assembleia das equipes participantes da Copa Tererê de Futebol 2014, apresentam para os diretores, representantes, atletas e público em geral a prestação de contas da competição.

Esclarece ainda, que as equipes participantes somente tiveram gastos com o pagamento das arbitragens da fase de classificação, quartas de final e árbitro da semi final.

Os auxiliares, ( bandeiras ), da fase semi final e a arbitragem total, incluindo o representante ( mesário ), para os jogos finais, foram pagos pelo patrocinador.

O demonstrativo abaixo, traz todos os detalhes da receita entregue à organização pelo patrocinador, bem como as despesas decorrentes da competição.

Esclarece ainda, que a portaria das partidas finais do campo do Andaraí, foi feita pela assessoria do patrocinador, renda e despesa, também conforme demonstrativo.

Informa ainda, que apesar do bom público das finais, aos menores de 12 anos, e idosos, foi facultada a entrada gratuita respeitando os estatutos do menor e do idoso.

Por força do contrato da locação do campo, os sócios do Andaraí que apresentaram suas carteiras, também tiveram acesso livre ao estádio, e que, em nenhum momento foi solicitado a apresentação de quitação de mensalidades.

Coloca ainda à disposição de quem possa interessar, os recibos das despesas ora apresentadas.

Esperamos com isto, esclarecer de vez, a quem possa interessar, que a receita disponibilizada pelo patrocinador da competição, teve a sua finalidade aplicada em todos os sentidos.

Diante disto, agradecemos ao sr. Ilson Guilherme de Sá, vereador TERERÊ, o patrocínio do campeonato, e contamos de novo com sua colaboração para as futuras competições.

Pela Comissão Organizadora

Mauro Chaves, Mateus Schaeffer e Edson Ferreira da Silva ( Ticão ) Tesoureiro.Contas_Tererê

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

BOLINHA CAMPEÃO DO “1º TORNEIO DE VERÃO”

Bolinha_800x600CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

No segundo jogo da final do “1º TORNEIO DE VERÃO DA COMUNIDADE DO BARBOSA”, realizado no campo do Faria F.C., a equipe do BOLINHA, ao derrotar o CRUZEIRINHO pelo placar de 5x0 e já havendo vencido a primeira partida por 2x0, se sagrou como o campeão desta competição patrocinada pelo vereador, e desportista, Wilson Guilherme de Sá (TERERÊ).

Com mais de uma hora de atraso, proporcionado pela arbitragem e pela equipe do CRUZEIRINHO, que só entraram em campo às 15:45 horas para o jogo que estava programado para as 15 horas, a equipe do BOLINHA foi logo assumindo as rédeas da partida, dominando completamente a equipe adversária que não conseguia chegar ao gol defendido por Arnaldo, e mostrou que entrara em campo para ser campeã. Com 16 minutos de jogo Marcilei abriu o placar para a equipe campeã e Luciano, aos 22 minutos, e Romerito, aos 39 minutos, ampliaram o placar agregado para 5x0, o que tornava uma missão quase impossível para a equipe da localidade dos Mendonça reverter a vantagem alcançada pelo adversário, já nesta primeira etapa.

A equipe do BOLINHA voltou para o segundo tempo com a mesma pegada e logo aos 5 minutos marcou o seu quarto gol, através de Romerito, e ampliou para 5x0 com um gol de Rogério aos 20 minutos, selando a história da partida.

Aos 32 minutos da fase final, inexplicavelmente, o árbitro da partida José Carlos Mendes, que vinha tendo uma boa atuação, encerrou a partida justificando que a equipe perdedora pediu o encerramento da mesma pelo fato de estar perdendo de goleada e de não ter mais chance de reverter a vantagem da equipe adversária, o que deixou surpreso até mesmo os seus auxiliares.

Gostaríamos de lembrar ao DIRETOR DE ÁRBITROS DA LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA que a regra nº 7 das leis que regem o futebol de campo diz o seguinte: a partida durará dois tempos iguais de 45 minutos cada um, salvo se por mútuo acordo entre o árbitro e as duas equipes participantes decidam outra coisa. Todo acordo de alterar os períodos de jogo (por exemplo, reduzir cada tempo a 40 minutos devido a luz que seja insuficiente) deverá ser tomado antes do início da partida e em conformidade com o regulamento da competição”. Uma reciclagem dos árbitros, principalmente daqueles que se consideram “de ponta”, e que coordenam um Departamento de Árbitros, seria bem vinda e benéfica para o futebol barbacenense.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

BOLINHA: Arnaldo; Júnior; Cristiano; Lucas; Alefe; Pedro; Igor; Bruno; Marcilei; Luciano; Romerito; Daniel; Rafael; Romeu; Rogério; Everton; Giliard e Renan.

CRUZEIRINHO: Chocolate; Dinado; Lecélio; Léo; João Paulo; Diego; Ronaldo; Marcos; Marquinhos; Tiziu e Baroa.

ARBITRAGEM:

José Carlos Mendes, auxiliado por José Márcio Ferreira e Edson Geraldo Ferreira.

GOLS:

Marcilei (16 minutos); Luciano (22 minutos) e Romerito (39 minutos) na primeira fase. Romerito (5 minutos) e Rogério (20 minutos) da fase final.

DSCF7690_800x533

CLIQUE NA FOTO PARA VER MAIS LANCES

domingo, 11 de janeiro de 2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS

26-09-2014-11-06-31

Segundo o estatuto da LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA – LDB, em seu artigo 12º – letra “a” – item nº 1, a Assembléia Geral do clubes filiados deverá ser convocada ordinariamente “na primeira quinzena do mês de janeiro de cada ano para tomar conhecimento do balanço anual da receita e despesa da Ligao que não foi feito no ano de 2014 e, que até a presente data, não foi convocada para 2015.

Como já foi informado por este blog a LDB já firmou dois convênios com a prefeitura que foram publicados no “Diário Oficial Eletrônico do Município de Barbacena”: um de R$ 25.000,000 (vinte e cinco mil reais), datado de 04 de novembro de 2013, para “custear a realização e organização do Torneio “Radialista Hélcio do Carmo”, em suas várias etapas” e outro de R$ 30.030,00 (trinta mil e trinta reais) datado de 12 de agosto de 2014 cujo principal objetivo da verba é “custear a realização, promoção, premiação e arbitragem do “Projeto Execução Campeonato de Campo Calendário 2014”, totalizando R$ 55.030,00 (cinquenta e cinco mil e trinta reais).

De acordo com o site GDP do Brasil (http://www.gdpdobrasil.com.br/vitrine/buscar/futebol?g=4&s=14&o=maior-preco&p=1), a premiação para um campeonato de futebol ficaria em, aproximadamente, R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) com 2 (dois) troféus (campeão e vice), 60 (sessenta) medalhas (campeão e vice), artilheiro e goleiro menos vazado, todos de primeira linha o que não é o caso da premiação oferecida pela LDB.

Como neste período a Liga de Desportos de Barbacena realizou, supostamente, uns 10 (dez) campeonatos não-oficiais (incluindo masters, “cinquentão” e etc.), o seu gasto total seria de , hipoteticamente, R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) já que a arbitragem foi paga pelos clubes participantes. Juntando-se a isto a distribuição dos uniformes doados às equipes que participaram do “Troféu Hélcio do Carmo”ao preço de R$12.000,00 (doze mil reais) aproximadamente, sua despesa total com a realização de campeonatos nos dois primeiros anos do atual mandato teria sido de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), isto sem descontar os valores pagos pelos clubes a título de “taxa de adesão”.

Se a dívida da LDB, que girava em torno de R$ 11.000,00 (onze mil reais) conforme anunciado por ocasião da posse da nova diretoria foi paga,  ainda resta um saldo positivo de R$ 11.030,00 (onze mil reais e trinta centavos), sem contar com a arrecadação da bilheteria dos jogos das finais dos campeonatos varzeanos.

Como este ano é o último do atual mandato, conforme o artigo nº 11 – letra “a” do estatuto da LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA, a atual diretoria deveria mostrar mais transparência em sua administração inclusive fazendo cumprir os artigos nº 28, 29 e 30 do referido estatuto, que transcrevemos abaixo, o que não vem sendo obedecido:

Artigo 28º - A COMISSÃO FISCAL é constituída de três membros eleitos pela Assembléia Geral, na Forma dos Artigos 8º e 11º letra “a”.

Artigo 29º - A COMISSÃO FISCAL reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês, em dia fixado pela própria COMISSÃO e, extraordinariamente sempre que convocada pela Presidência da LIGA.

Artigo 30º - É de competência da Comissão Fiscal:

a) -Examinar os documentos das Receitas e Despesas da LIGA;

b) -Dar parecer sobre os balancetes mensais e anuais da LIGA;

c) -Dar parecer sobre os pedidos de créditos formulados pelo Presidente da LIGA à Assembléia Geral;

d) -Dar parecer sobre propostas do orçamento anual organizado pelo Presidente da LIGA;

e) -Examinar os Livros e documentos alusivos à Receita e Despesa da LIGA, sempre que julgar oportuno;

f) -Sugerir medidas tendências a reduzir a despesa ou aumentar a receita da LIGA.

g) -Escolher o seu presidente e Secretário e, organizar seu regimento interno.