E-mail recebido do leitor Iuri Fontoura e que transcrevo na íntegra:
“Barbacena uma cidade de loucos, não loucos mentais, mas sim loucos de amor. Por um esporte chamado futebol.
Não tenho nenhuma duvida em dizer que o futebol é mais que uma diversão para os Barbacenenses. Os torcedores barbacenenses levam o futebol como uma paixão, onde o fanatismo infelizmente faz ocorrer ate mesmo brigas.
Uma cidade que tanto ama o futebol, não tem se quer um representante na elite do campeonato mineiro. Não tem nenhum grande estádio e nenhum grande time a nível estadual, e muito menos nacional.
O culpado talvez seja a localidade? A resposta é não , como exemplo, cito a cidade de juiz de fora que é vizinha de nossa cidade e tem um futebol muito mais desenvolvido do que o daqui prova disso é a belíssima campanha que o tupi fez na serie D do Campeonato Brasileiro. Conseguindo o acesso a serie C.
Será então que a culpa seja dos jogadores? Também não pois se os jogadores não são grandes craques capazes de disputar torneios estaduais, é prova que Barbacena não da o devido valor as categorias de base. Proporcionando um melhor capacitamento dos futuros atletas para eles serem grandes craques capazes de disputar campeonatos valorizados. E o pior é que nem o amador tem a profissionalização, onde o atleta dedica somente ao esporte. seu condicionamento físico e mental é todo do esporte.
Pronto, descobri quem é a grande culpada do futebol de Barbacena esta deste jeito que está. É a política. Tanto a política municipal que não da o devido valor ao futebol em Barbacena, como a política interna dos clubes que muitos dirigentes fazem “corpo mole”. E não procura melhorar seus times. Barbacena está cheio de dirigentes que só sabem chegar na imprensa e rebater as criticas de torcedores que querem satisfações. Mas como diz o ditado quem não deve não teme. Varias vezes as suas respostas são de formas grosseiras incentivando a violência. Mas pouco fazem para seus clubes.
E é claro que a maior entidade de futebol da cidade tem sua parcela de culpa a liga de desportos. Enquanto ela não valorizar seus torneios, o futebol de Barbacena vai continuar a mesma draga.
Infelizmente nós Barbacenenses temos vergonha do futebol que nós temos. Faço um apelo a todas as autoridades e empresários que estiver lendo este manifesto. Que pare e pense um pouquinho no nosso futebol. Pois se ele continuar deste jeito ele vai acabar.
Iuri fontora um garoto de 14 anos, amante do futebol, mas preocupado com seu estado.”