quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ERRO DE FATO

429047_108725332588844_100003541321493_28671_819199697_n

Após o primeiro jogo das semifinais entre as equipes do Valencia e CRP várias pessoas, entre atletas e torcedores, protestaram pelo Facebook sobre a punição dada ao atleta Thiago César Teodoro (CRP), expulso de campo pelo árbitro da partida por ter agredido um atleta do Valencia, conforme relatado em súmula.

Tendo em vista o relatório apresentado pelo árbitro, a Comissão Organizadora da “Copa Barbacena 2017” puniu o atleta supra citado com a suspensão de 3 (três) jogos, obedecendo ao artigo nº 59 do regulamento da competição.

Diante da polêmica criada na rede social, e após a declaração do atleta Igor Augusto Teodoro (CRP) de ter sido ele o autor da falta que originou a expulsão, a Comissão Organizadora voltou atrás na suspensão dos três jogos, mantendo a suspensão automática de um jogo, por se tratar de um “erro de fato” cometido pelo árbitro e comprovado pela declaração do atleta Igor.

O erro de fato consiste em uma interpretação equivocada de um lance ou jogada, por não ter o árbitro da partida visto corretamente o ocorrido ou por ter considerado determinado fato de forma diversa do que manda a norma. Exemplificando, é quando o árbitro deixa de marcar um pênalti, ainda que cometido em sua frente ou aplica um cartão vermelho erroneamente e prejudica a equipe que vai jogar com um atleta a menos.

Comprovado o erro, não há qualquer previsão de possibilidade de revisão do resultado da partida ou de ato do árbitro por erro de fato, considerando que o ser humano é suscetível a falhas, portanto o cartão vermelho tem de ser mantido.

Aproveitando este esclarecimento quero prestar minha solidariedade ao organizador da “COPA BARBACENA”, Sr. Mauro Chaves, que vem sendo criticado por alguns “atletas” e torcedores que não reconhecem a abnegação e o amor pelo futebol deste grande desportista, que põe dinheiro do próprio bolso para dar continuidade às competições por ele promovidas.

Quem o critica não sabe, por exemplo, que vários clubes não pagaram a taxa de inscrição, desta e de outras competições, até a data de hoje. E se todos pagarem ainda assim não serão cobertas as despesas com a premiação, que é de altíssima qualidade.

Aqueles que criticam a organização do campeonato deveriam reconhecer que são as únicas competições de Barbacena que tem um banco de dados com fichas de inscrição, carteirinhas de todos os atletas que já participaram, e participam, de todos os campeonatos promovidos, súmulas personalizadas com nome e número de inscrição de todos os jogadores das equipes, além de um site onde são fornecidas todas as informações pertinentes à competição, logo após a entrega das súmulas.