quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Obrigado a todos

Boas festas

Agradecemos aos leitores e seguidores do blog “FUTEBOL DE BARBACENA” por nos ter acompanhado ao longo de 2011 e desejamos a todos um FELIZ NATAL e um próspero 2012.

Um grande abraço, e o nosso “Muito obrigado!!!”.

sábado, 17 de dezembro de 2011

MANIFESTO

E-mail recebido do leitor Iuri Fontoura e que transcrevo na íntegra:

  “Barbacena uma cidade de loucos, não loucos mentais, mas sim loucos de amor. Por um esporte chamado futebol.

    Não tenho nenhuma duvida em dizer que o futebol é mais que uma diversão para os Barbacenenses. Os torcedores barbacenenses levam o futebol como uma paixão, onde o fanatismo infelizmente faz ocorrer ate mesmo brigas.

   Uma cidade que tanto ama o futebol, não tem se quer um representante na elite do campeonato mineiro. Não tem nenhum grande estádio e nenhum grande time a nível estadual, e muito menos nacional.

   O culpado talvez seja a localidade? A resposta é não , como exemplo, cito a cidade de juiz de fora que é vizinha de nossa cidade e tem um futebol muito mais desenvolvido do que o daqui prova disso é a belíssima campanha que o tupi fez na serie D do Campeonato Brasileiro. Conseguindo o acesso a serie C.

   Será então que a culpa seja dos jogadores? Também não pois se os jogadores não são grandes craques capazes de disputar torneios estaduais, é prova que Barbacena não da o devido valor as categorias de base. Proporcionando um melhor capacitamento dos futuros atletas  para eles serem grandes craques capazes de disputar campeonatos valorizados. E o pior é que nem o amador tem a profissionalização, onde o atleta dedica somente ao esporte. seu condicionamento físico e mental é todo do esporte.

  Pronto, descobri quem é a grande culpada do futebol de Barbacena esta deste jeito que está. É a política. Tanto a política municipal que não da o devido valor ao futebol em Barbacena, como a política interna dos clubes que muitos dirigentes fazem “corpo mole”. E não procura melhorar seus times. Barbacena está cheio de dirigentes que só sabem chegar na imprensa e rebater as criticas de torcedores que querem satisfações. Mas como diz o ditado quem não deve não teme. Varias vezes as suas respostas são de formas grosseiras incentivando a violência. Mas pouco fazem para seus clubes.

  E é claro que a maior entidade de futebol da cidade tem sua parcela de culpa a liga de desportos. Enquanto ela não valorizar seus torneios, o futebol de Barbacena vai continuar a mesma draga.

   Infelizmente nós Barbacenenses temos vergonha do futebol que nós temos. Faço um apelo a todas as autoridades e empresários que estiver lendo este manifesto. Que pare e pense um pouquinho no nosso futebol. Pois se ele continuar deste jeito ele vai acabar.

Iuri fontora  um garoto de 14 anos,  amante do futebol, mas preocupado com seu estado.”  

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Decisão fica para 2012

Blog

A decisão do Campeonato Amador de 2011, competição organizada pela Liga de Desportos de Barbacena, ficou mesmo acertada para o mês de janeiro de 2012 conforme acordo entre os dirigentes do São Francisco e do Remediense na reunião de terça-feira, dia 13, na sede da LDB.

Devido às festas do final do ano e ao fato de vários atletas trabalharem no comércio, que funcionará também aos domingos, os dois clubes acharam por bem adiarem para os dias 15 e 22 de janeiro os dois primeiros jogos da grande decisão. Caso haja a necessidade de um terceiro jogo, já que o regulamento da competição prevê uma melhor de 5 pontos, este será no dia 29 de janeiro.

São Francisco e Remediense chegaram à final realizando as seguintes campanhas:

Aproveitamento

JOGOS REALIZADOS

SÃO FRANCISCO:

Fase de classificação – Altoriodocense (2x0 e 1x0); Andaraí (0x0 e 1x0); Remediense (1x1 e 1x1); Santa Efigênia (0x0 e 2x1).

Quartas de final – Social (4x1 e 7x1).

Semifinal – Altoriodocense (0x1 e 1x0).

REMEDIENSE:

Fase de classificação – Santa Efigênia (5x1 e 4x2); São Francisco (1x1 e 1x1); Altoriodocense (3x2 e 1x2); Andaraí (2x1 e 1x1).

Quartas de final – Sapefuc (4x3 e 1x2).

Semifinal – CFC (1x2 e 3x1).

ELENCO

As duas equipes contam com diversos jogadores conhecidos da torcida barbacenense e que já participaram de campeonatos locais por diversas equipes. Pelo lado do Remediense temos Dieguinho (que foi campeão amador com o Altoriodocense no campeonato de 2010), Serginho e Wellingthon (Barcelona); Alex (Olympic); Pablo (CFC) e Thiago Belo (Santa Efigênia). Já o São Francisco tem em suas fileiras os jogadores Evair; Xadico; Júlio; Du; Tim; Gebão e Lazinho.

Alguns jogadores tem se destacado durante o campeonato como é o caso do goleiro Zé Augusto e do zagueiro Eduardo, no São Francisco, e do zagueiro Zezinho no Remediense. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resultados e classificação da base

Com três partidas decididas por WO, e mais duas adiadas, tivemos neste final de semana aquela que seria a última rodada da fase de classificação dos Campeonatos de Futebol de Base, com os seguintes resultados:

Result_Mirim

Result_Inf

Com estes resultados passamos a ter a seguinte classificação, sendo que a chave “C” é a que está com maior indefinição, pois tivemos oito jogos adiados pelos mais diversos motivos.

CHAVE “A”

image

image

No “Mirim” Ibertioga e Andaraí e no “Infantil”, Andaraí e Ibertioga estão classificados para a próxima fase, sendo que o Santa Efigênia ficou com uma das vagas de melhor terceiro colocado nas duas categorias.

CHAVE “B”

image

image

Social e Cruzeiro estão garantidos no “Mirim”. No “Infantil” as vagas são de Olympic e Social.

CHAVE “C”

image

image

A chave “C” é a mais complicada devido a inúmeros jogos adiados, o Athletic é o único que tem uma das vagas garantidas nas duas categorias, as outras três equipes disputam a segunda vaga da chave e uma das vagas de melhor terceiro colocado.

 

domingo, 11 de dezembro de 2011

Léo e Zé Augusto levam São Francisco para a final

Blog1

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

As defesas salvadoras de Zé Augusto e o gol providencial de Léo, já nos acréscimos, credenciaram a equipe do São Francisco a disputar mais uma final ao derrotar o Altoriodocense por 1x0, no início da tarde deste domingo, dia 11, no estádio Pedro Bianchetti, em Alfredo Vasconcelos.

Por ter a melhor campanha na fase de classificação, o São Francisco precisava de uma vitória simples sobre o atual campeão amador da Liga de Desportos de Barbacena, apesar de ter perdido a primeira partida da semifinal, no último domingo em Alto Rio Doce, também pelo placar de 1x0. Porém o treinador Dequinha entrou com a equipe muito defensiva e permitia ao adversário dominar parcialmente as ações do jogo, já que a bola não chegava aos atacantes Gebão e Lazinho e estes, muitas vezes voltavam para tentar buscar o jogo. Na primeira etapa poucas foram as chances reais de gol, com as jogadas se concentrando entre as duas intermediárias.

Logo no início da segunda etapa Dequinha resolveu arriscar um pouco mais: tirou o lateral Walisson e colocou Thiago, que passou a jogar como um verdadeiro ala apoiando as descidas pela direita, e tirando um dos três volantes (Xadico) para a entrada do atacante Léo. Com isso a equipe ficou mais ofensiva porém insistia em ligações diretas da defesa para o ataque, o que era neutralizado pela boa defensiva do Altoriodocense. Foi nessa etapa em que os goleiros tiveram de mostrar serviço, de um lado Zeba e do outro Zé Augusto que faziam defesas difíceis e não permitiam a abertura do placar.

Blog3

Quando parecia que a partida terminaria em 0x0, placar que daria a classificação para o Altoriodocense, eis que num escanteio cobrado pela direita do ataque barbacenense, aos 50 minutos, a bola cruzou toda a extensão da meta e caiu na cabeça de Léo, que tirou do alcance de Zeba e colocou o São Francisco na final do Campeonato Amador de 2011.

Blog2

Com mais 5 minutos de acréscimos, o Altoriodocense ainda teve a chance do empate em duas oportunidades mas a presença de Zé Augusto garantiu a classificação.

A arbitragem de Mauro Lúcio e Silva, auxiliado por Ronaldo Adriano Camilo e Reginaldo Garcia Mendes, apesar de reclamações infundadas da Comissão Técnica do Altoriodocense, teve uma atuação segura e tranquila e em nada influiu no resultado da partida.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

   São Francisco: Zé Augusto; Wallisson (Thiago); Evair; Eduardo; Lei; Xadico (Léo); Du; Júlio; Tim; Gebão e Lazinho. Treinador: Dequinha.

   Altoriodocense: Zeba; Arlindo; Marcelo; Capiu; Gregory; Deni; Jerry; Serginho (Rogério); Ricardo Mendes (Ronaldo); Leandro (Wanderley) e Rafinha (Dim). Treinador: Serginho.

ARBITRAGEM: Mauro Lúcio e Silva, auxiliado por Ronaldo Adriano Camilo e Reginaldo Garcia Mendes.

GOL: Léo (São Francisco), aos 50 minutos da segunda fase.

Com a vitória a equipe do São Francisco, em seu primeiro ano de filiação à Liga de Desportos de Barbacena, se habilitou a enfrentar o Remediense nas finais do Campeonato Amador 2011 que, provavelmente, serão jogadas no início de 2012. A marcação dos jogos, locais e horários serão nesta terça-feira, dia 13, em reunião na sede da Liga de Desportos de Barbacena.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jogos do final de semana

Neste final de semana estão marcados os jogos da última rodada, da fase de classificação, dos campeonatos de futebol das categorias “Mirim” e “Infantil”, bem como o segundo jogo da semifinal do amador 2011, entre São Francisco x Altoriodocense, que definirá o adversário do Remediense na final. O Altoriodocense joga pelo empate e uma vitória do São Francisco, por qualquer placar, o levará para a final.

Os jogos programados são os seguintes:

Jogos_10Dez11

Lembramos que restam alguns jogos da chave “C” para serem cumpridos além da continuação da partida entre Ibertioga x Andaraí, categoria “Infantil”, que foi interrompida por causa de mau tempo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Correndo atrás da classificação

Blog

Faltando apenas uma rodada para o término da fase de classificação, porém com vários jogos da chave “C” adiados e o jogo entre as equipes “Infantis” de Ibertioga x Andaraí interrompido por motivo de fortes chuvas, as equipes correm atrás da classificação para a segunda fase dos campeonatos de futebol das categorias de base promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena.

Conforme regulamento da competição, nas duas categorias, classificam-se para a 2ª fase as duas equipes melhores colocadas de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados por índice técnico.

Os resultados dos jogos deste final de semana foram os seguintes:

Resultados_3dez

Com os resultados acima a classificação, nas duas categorias, passou a ser a seguinte:

MIRIM

Class_Mirim

O Social, de Carandaí, deverá perder os pontos do jogo contra o Olympic por haver utilizado um jogador em situação irregular. O São Francisco é a decepção do campeonato sem nenhum ponto positivo e com um saldo negativo de 39 gols em 5 partidas.

INFANTIL

Class_Inf

O Andaraí é a equipe sensação do campeonato, com um aproveitamento de 100%. Em 4 jogos marcou 22 gols e não sofreu nenhum.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vitória heróica põe Remediense na final

Blog

Nenem, aos 50 minutos, marcou o gol da classificação.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

Com um gol salvador de Nenem, aos 5 minutos dos acréscimos na fase final, o Remediense derrotou o CFC em Alfredo Vasconcelos, pelo placar de 3x1, e garantiu a vaga na final do Campeonato Amador de 2011, patrocinado pela Liga de Desportos de Barbacena.

Como jogava com a vantagem de poder perder por um gol de diferença o CFC entrou em campo com uma formação muito defensiva e permitia ao Remediense comandar as ações da partida. Logo aos nove minutos, num pênalti cometido pela defensiva barbacenense a equipe visitante abriu o placar através de uma boa cobrança de Dieguinho. O Remediense continuou dominando a partida até que Breno, que comandava o seu meio-campo, passou a demonstrar cansaço e com isso o CFC equilibrou o jogo mas o seu ataque, com o jogador Dênis visivelmente fora de forma, não chegava a ameaçar a defensiva adversária.

No início da segunda etapa, aos 2 minutos, aconteceu o fato que praticamente liquidou com as pretensões do CFC: Tota, novamente ele, praticou uma falta violenta no adversário e, como já havia sido advertido com o cartão amarelo, recebeu o segundo e foi justamente expulso pelo árbitro da partida. Com um jogador a menos o treinador da equipe de Barbacena tentou algumas substituições para poder equilibrar o jogo. Com a entrada de Bizinho o CFC passou a ter mais velocidade no ataque e começou a incomodar a defesa do Remediense, mas não conseguia finalizar para o gol de Wellingthon. O jogo passou a ter alguns lances de perigo para os dois lados.

Aos 29 minutos Clayton marcou para o Remediense e logo em seguida, aos 30 minutos, Pablo fez uma defesa espetacular numa bola cabeceada de dentro da pequena área. Com o placar de 2x0 o Remediense estava com a classificação para os jogos da final em suas mãos.

Mas como o futebol é imprevisível o CFC, através de Tonhão aos 3 minutos do tempo de acréscimo, marcou o gol que tirava a classificação da equipe de Senhora dos Remédios e com isso parecia que tudo já estava definido a favor da equipe de Barbacena. Ledo engano, pois no último minuto, num bonito chute do lateral Nenem, a vaga voltou para o Remediense e, logo em seguida, o árbitro encerrou a partida.

Foi uma bonita partida de futebol que transcorreu dentro da maior lealdade e que foi muito bem conduzida pelo árbitro Carlos Henrique Tavares, auxiliado por Reginaldo Garcia Mendes e Paulo Lúcio Silva.

FICHA TÉCNICA

EQUIPES:

Remediense: Wellingthon; Nenem; Bráulio; Zezinho; Miltinho; Clayton (Serginho); Marlon; Breno; Dieguinho; Benício (Pablo) e Alex. Treinador: Claudinho.

CFC: Pablo; Dadá; Adailton; Abel; Christian; Fernando (Tonhão); Tota; Alex; Felipe; Carlão (Bruno) e Dênis (Bizinho). Treinador: Reinaldo.

ARBITRAGEM: Carlos Henrique Tavares, auxiliado por Reginaldo Garcia Mendes e Paulo Lúcio Silva.

GOLS: Dieguinho, Clayton e Nenem para o Remediense, descontando Tonhão para o CFC.

CARTÃO VERMELHO: Tota, do CFC.

Em Alto Rio Doce, pela primeira partida da outra semifinal, o Altoriodocense derrotou o São Francisco pelo placar de 1x0 e joga pelo empate na partida de volta a ser realizada, provavelmente, no próximo domingo (11) no estádio Pedro Bianchetti, em Alfredo Vasconcelos, que é o palco das decisões dos campeonatos de Barbacena haja vista que, vergonhosamente,  a cidade não possui um estádio disponível a altura destes eventos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jogos do final de semana

Neste domingo, dia 4, teremos o primeiro finalista do Campeonato Amador de 2011 que sairá do jogo entre CFC x Remediense, às 11 horas no estádio Pedro Bianchetti em Alfredo Vasconcelos. O CFC, que venceu a primeira partida pelo placar de 2x1, poderá perder por diferença mínima e, mesmo assim, irá para a final com o vencedor de São Francisco x Altoriodocense que jogam a primeira partida na mesma data, às 15 horas, em Alto Rio Doce. O segundo e decisivo jogo será no feriado de 8 de dezembro no estádio Pedro Bianchetti.

Pelas categorias de base, após adiamento de várias partidas de rodadas anteriores por motivo de mau tempo, teremos mais uma rodada marcada para o sábado (3) e o feriado do dia 8, se as condições meteorológicas assim o permitir.

Jogos_3Dez