quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TROCANDO OS PÉS PELAS MÃOS

rasgandoregulamento

Após o triste episódio em que a “Comissão Disciplinar” do Campeonato Varzeano de 2013-Troféu Hélcio do Carmo “rasgou” o regulamento da competição ignorando o artigo nº 53, parágrafo único, do mesmo e mudando a classificação dos clubes participantes, episódio este que causou o pedido de desligamento do Departamento Técnico da Liga de Desportos de Barbacena, tivemos na noite desta quarta-feira (28) mais uma desobediência, ou falta de discernimento, da direção da mentora ao não querer, ou saber, interpretar o artigo nº 71 cuja redação é a seguinte: “O campeonato contará com 24 (vinte e quatro) equipes divididas em 6 (seis) chaves de 4 (quatro) equipes cada que jogarão entre si dentro das chaves, em jogos de ida e volta, classificando-se os 2 (dois) primeiros colocados de cada chave mais os 4 (quatro) melhores terceiros colocados, por índice técnico”.

Sendo assim se classificariam os seis primeiros colocados das seis chaves (obedecendo a pontuação obtida); em seguida os seis segundos colocados pelo mesmo critério e, posteriormente, os quatro melhores terceiros colocados por índice técnico. Mas não foi isso que foi feito pela direção da LDB que jogou tudo num só “balaio” e classificou as equipes pelo número de pontos obtidos. Dessa maneira uma equipe que se classificou em terceiro num determinado grupo ficou melhor colocada que uma classificada em segundo. Exemplo: o Azulão, o primeiro de sua chave, ficou atrás do Internacional e Verona que ficaram em segundo em seus grupos, e Ipiranga, Guanabara e Penharol, segundos colocados em suas chaves, ficaram abaixo de Renovação e Casa Verde que foram terceiros colocados.

Aparentemente isto não traria nenhum prejuízo para o campeonato, mas numa próxima fase pode acontecer de uma equipe que foi segunda colocada em seu grupo perder a vantagem de jogar pelo empate em saldo de gols para uma equipe classificada em terceiro lugar na fase de classificação.

Portanto o regulamento do “Troféu Hélcio do Carmo” não está sendo cumprido e a diretoria da LDB está “trocando os pés pelas mãos”, vamos ver até onde os clubes vão compactuar com estes desmandos e falta de interpretação dos artigos do regulamento.

PEDIDO DE EXONERAÇÃO

Devido aos últimos acontecimentos descritos acima, os membros do Departamento Técnico da LDB, Mateus Schaeffer (VIDE ANEXO) e Mauro Chaves, entregaram na reunião desta quarta-feira (28) os seus pedidos de exoneração dos cargos ocupados por não compactuarem com a decisão da “Comissão Disciplinar” e da diretoria da Liga de Desportos de Barbacena e por respeito às equipes de AJAX e ANDARAÍ que foram penalizadas no Campeonato Master de 2013 pela mesma situação.

Mateus e Maurinho pedem sinceras desculpas aos dirigentes dos clubes participantes e informam que passaram às mãos do presidente Genivaldo Appolinário (POLACO) todas as súmulas e planilhas de controle (classificação, cartões, artilheiros e etc.) para que seja dado prosseguimento ao campeonato e esperam que este seja coroado de sucesso. Agradecem, ainda, a compreensão e a colaboração de todos.