quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE BARBACENA

COLUMBOFILIA

O presidente da “Sociedade Columbófila Pétalas de Ouro” de Barbacena-MG, Wander Monteiro, está convidando para a grande festa de premiação de 2013 a ser realizada no sábado, dia 9 de novembro às 19 horas, na Cabana da Mantiqueira.

A columbofilia é a uma modalidade desportiva relacionada a corrida entre pombos-correio. Columbófilos (criadores de pombos-correio), potencializam capacidades físicas e de orientação, para participação de campeonatos. Eles desenvolvem velocidades máximas entre 87 km/h e 102 km/h, em distâncias que podem chegar a pouco mais de 1.200 quilômetros.

No Brasil, competições são realizadas anualmente de maio a outubro. A inserção do pombo-correio no Brasil, começou pelo Exército Brasileiro para fins de "Comunicações". 1.000.000 de pombos-correio, é a população estimada de pombos-correio no Brasil. Os Estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Espírito Santo; possuem columbófilos reconhecidos até internacionalmente.

Diferenças entre o Pombo-Correio e o Pombo de Rua

Ambos pertencem ao mesmo grupo familiar. A forma de tratamento é o que difere entre si. Os pombos-correio são registrados e rastreados por uma unidade federativa, e por consequência por clubes afiliados; com anilhas oficiais anuais correspondente ao país. Há pombos com um "anel-chip" em outra pata, ou marcas coloridas, nomes, telefones e/ou endereços de columbófilos. Já os pombos de rua, possuem uma reprodução descontrolada, vivem predominantemente próximos a pontos onde sobrevivem pela facilidade de acesso à alimentação, e não possuem responsáveis nominados. Fisicamente, visualiza-se uma grotesca diferença morfológica. Os atletas possuem e devem ter uma plumagem perfeita e limpa e uma estrutura muscular imponente, construída por treinos e uma dieta diferenciada a cada estágio e categoria desportiva. Pombos de rua, alimentam-se de materiais diversos jogados por transeuntes.

Desafortunadamente, tanto a mídia como usuários de pombos para transporte de objetos de elevada massa, os rotulam como pombos-correio. Nessa inverdade e desinformação, ambos são surpreendidos pela decepção.

"Um pombo-correio, nunca leva. Traz."

Tabela Comparativa

No intuito de clarificar todas as diferenças existentes em ambos os pombos, observa-se:

image

Fonte: Wikipédia.