domingo, 2 de agosto de 2009

Copa Alterosa: um exemplo de desorganização


A Copa Alterosa de Futebol Regional, competição promovida pela TV Alterosa e Liga de Futebol de Juiz de Fora, está a cada dia se superando no quesito desorganização. Neste domingo (02) o Villa do Carmo se deslocou até Juiz de Fora para cumprir o seu último compromisso na fase de classificação. O jogo, marcado para as 10h30m, seria no campo do UNIPAC/Benfica, mas qual não foi a surpresa da delegação barbacenense, do trio de arbitragem e do delegado da partida quando foram avisados que o campo estaria ocupado até as 11h30m para uma “pelada” recreativa.
Os atletas do Villa se uniformizaram, assinaram a súmula do jogo e entraram na parte interna do campo, onde ficaram fazendo aquecimento, a partir das 10h25m enquanto a “pelada” transcorria.
O trio de arbitragem após passado o tempo de tolerância deveria ter dado o jogo como encerrado e definida a equipe do Villa do Carmo como vencedora por “WO”, pois o transtorno havia sido causado pela equipe mandante, no caso o UNIPAC/Benfica. Mas não foi isto que aconteceu, demonstrando o seu despreparo ante as regras do futebol, ficaram aguardando o final da “pelada” e com a conivência da diretoria do Villa do Carmo que, demonstrando um amadorismo inconcebível aceitou o jogo. E acabou perdendo a partida pelo placar de 2x1 e a liderança da chave, o que poderá acarretar em jogar a partida final, caso esta copa prossiga, no campo do adversário.
Desde o início desta competição que a desorganização é uma constante, senão vejamos:
a) Das duas chaves prometidas pela organização apenas uma teve seus jogos realizados;
b) Nesta última rodada ainda não se sabe com quais equipes Villa do Carmo e Vargem Grande irão disputar as semifinais;
c) Não foram fornecidos a tabela da competição e o regulamento, e no site da Liga de Futebol de Juiz de Fora (http://ligadefutebol.com/noticias/) a tabela existente é da competição do ano de 2008;
d) Na primeira partida entre o Villa do Carmo e o UNIPAC/Benfica (14/6/2009), há quase dois meses atrás, o treinador do UNIPAC/Benfica (Moacir Toledo, o Toledinho) agrediu o árbitro da partida e até hoje não foi julgado pela LFJF;
e) Não existem informações sobre a parte disciplinar e técnica da competição (cartões, suspensões, artilheiros e goleiros menos vazados).
Definitivamente uma competição com a tradição da Copa Alterosa de Futebol Regional, promovida por uma conceituada emissora de televisão e “organizada” pela Liga de Futebol de uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais não merecia esta falta de consideração, e respeito, com as equipes participantes, torcedores e imprensa.