domingo, 5 de abril de 2009

Cruzeiro empata com Villa no apagar das luzes


Em um sábado de muita festa no estádio de São Sebastião, a equipe juvenil do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, empatou com o Villa do Carmo em 1x1 com o gol de empate da equipe celeste sendo marcado quando faltavam apenas dois minutos para o encerramento da partida.

As festividades começaram as 09h30m com a entronização das imagens de São Sebastião e Nossa Senhora na entrada do estádio e no vestiário, seguido do descerramento da placa alusiva a revitalização do estádio. Estiveram presentes autoridades municipais e desportistas da cidade e região.

Em seguida começaram as atividades esportivas com uma partida de futebol entre as equipes “masters” do Villa do Carmo e do STD de Santos Dumont, que terminou empatada em 1x1.

A partir das 14 horas, no jogo entre as equipes infantis de Villa do Carmo e Cruzeiro, o que se viu foi um time do Villa disperso e sem opções de ataque e sendo dominado pela equipe adversária que fez logo 3x0 no primeiro tempo, liquidando a partida. Na segunda fase, já nos descontos, Raslan fez o gol de honra da equipe da casa cobrando uma penalidade máxima sofrida por Marcos. A equipe villense jogou com: Dener (Marcos); Caleb (Caio); Jéferson; Raslan; Renan; Gabriel; Samuel; Pablo; Diego (Marcos); Pedro (Luiz Henrique) e Fernando (Geovani).

Na partida de fundo os juvenis de Villa e Cruzeiro fizeram uma partida equilibrada com a equipe barbacenense iniciando o jogo marcando em seu campo e esperando que o Cruzeiro tomasse a iniciativa das jogadas. Com o passar do tempo os jovens atletas barbacenenses passaram a dominar o meio de campo e a envolver a equipe adversária com a troca de passes e aos 19 minutos Christian, após tabela com Balalaika, toca por cima do goleiro e faz Villa do Carmo 1x0 Cruzeiro. O primeiro tempo terminou com o Villa fazendo uma boa partida e com o controle das ações.
Para a segunda etapa o volume de jogo da equipe de Barbacena caiu muito, talvez devido a participação de vários jogadores nos Jogos Escolares e que, inclusive, haviam disputado a final do salão na parte da manhã. Era visível o cansaço de jogadores importantes no esquema do treinador Flávio, como Pelé, Christian, Luizinho e Didi. O Cruzeiro apertou a marcação e passou a pressionar o Villa que se defendia conforme podia, não levando mais perigo para a defesa celeste. A equipe da capital teve várias oportunidades de marcar o gol de empate, mas esbarrava na atuação segura do goleiro Alcides que fez boas defesas, e só conseguiu aos 38 minutos da etapa final num chute cruzado do zagueiro Alex, após um lançamento da intermediária.

Com o resultado de 1x1 a equipe do Villa do Carmo, comandada por Flávio Marcos de Melo, continua invicta desde o início dos treinamentos para a disputa do campeonato mineiro, que começará para o Villa no próximo dia 18, no estádio de São Sebastião as 13h30m, contra o Venda Nova.
O Vila do Carmo jogou com: Alcides; Pelé; Bazarela (Vander); Douglas; Michael (Banana); Pedro (Elton); Vinicius; Christian; Didi (Rodrigo); Balalaika e Luizinho. Treinador: Flávio de Melo.

A decepção da festa villense ficou, como sempre vem acontecendo em Barbacena, por conta da fraca arbitragem que vem imperando na cidade. Além da irresponsabilidade do trio, formado por Júlio César Moreira, José Carlos Mendes e Fabíola Cristina Mendes, que entrou em campo às 14 horas quando as duas equipes já estavam posicionadas para o início da partida, ainda se perdeu nas marcações e interpretações dos lances. A Liga de Desportos de Barbacena precisa, urgentemente, reavaliar o seu quadro de árbitros e fazer uma reciclagem da parte técnica dos mesmos.

A população de Barbacena parece que se desacostumou com o futebol na cidade e, como acontecia por ocasião da participação do Olympic no campeonato mineiro, a presença do público decepcionou aos organizadores do evento, que esperavam um público de pelo menos 600 espectadores e o mesmo atingiu, apenas, trezentos e cinco pagantes. Esperemos que para o campeonato mineiro das categorias de base este panorama mude e que os torcedores prestigiem a garotada para que nosso futebol venha a sair do ostracismo em que se encontra há vários anos.