terça-feira, 23 de novembro de 2010

Olympic e Altoriodocense disputam final do amador


Neste domingo, 21, foram definidos os dois finalistas do campeonato amador de 2010, promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. No estádio de Santa Tereza o Olympic derrotou o CFC na cobrança de penalidades máximas após um empate pelo placar de 1x1 no tempo normal de jogo.
Em Alto Rio Doce o Villa do Carmo foi derrotado pelo Altoriodocense por 3x0 e a equipe da casa carimbou o passaporte para os jogos da final.

OLYMPIC x CFC
Na primeira etapa a equipe do CFC começou melhor a partida sabendo conviver com as deficiências do gramado e tentando lançamentos longos para o seu ataque ao passo que o Olympic procurava conduzir a bola o que se tornava impossível pela condição do campo. Com isso o goleiro do CFC foi um mero espectador da partida e do outro lado Zeba se desdobrava para defender a sua meta. Aos 12 minutos, aproveitando um cruzamento de Denis pelo lado direito do ataque, Pablo subiu entre a zaga do Olympic e cabeceou sem chances para a defesa de Zeba, marcando o primeiro gol do jogo.
No intervalo da partida o artilheiro do CFC foi reclamar da arbitragem e acabou sendo excluído da partida, prejudicando sobremaneira a sua equipe que voltou desordenada para a segunda etapa.
Com um homem a mais o Olympic equilibrou a partida mas continuava sem nenhuma objetividade e ainda sofria perigo com os contra-ataques do adversário.
Duas substituições foram cruciais para o resultado da partida: uma infeliz por parte do treinador José Otávio ao tirar o atacante Denis e a outra, feita por Fred e que mudou a cara do Olympic com a entrada de Rodolfo que deu m,ais objetividade a equipe e, inclusive, marcou o gol de empate aos 30 minutos que levou a decisão da vaga para a cobrança de penalidades.
Nas cobranças o Olympic foi mais eficaz, desperdiçando apenas uma delas, e venceu pelo placar de 4x3, enquanto o CFC desperdiçou duas (uma delas com uma defesa de Zeba).
O árbitro da partida, Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho), não esteve em dia muito feliz pois permitiu algumas jogadas um tanto desleais e foi muito questionado na expulsão do atacante Pablo do CFC.
Seus auxiliares, Geraldo Justino de Sá e Paulo Lúcio da Silva tiveram uma boa atuação, o que não se pode dizer do 4º árbitro que mostrou pouca energia quando foi necessária a sua intervenção.
As duas equipes jogaram com as seguintes formações.
OLYMPIC: Zeba; Luizinho; Ciro; Abel; Serginho; Claudinho; Dando; Carlãozinho (Rodolfo); Ricardinho; Luigi (Thiaguinho) e Nenzinho (Herculano). Treinador: Fred.
CFC: Johny; Henrique; Fernando (Adalberto); Diego; Vinicius; Donizete; Felipe; Rodrigo; Ricardo Mendes; Pablo e Denis. Treinador: José Otávio.

Preliminar:
Na preliminar, em amistoso para entrega das faixas de campeão do campeonato da Liga Municipal de Desportos de São João Del Rei, o Olympic venceu o Independente, da Polícia Militar, pelo placar de 5x0.

VILLA DO CARMO x ALTORIODOCENSE
Em Alto Rio Doce o Villa do Carmo que precisava de uma vitória para poder aspirar uma das vagas na final, foi derrotado pelo Altoriodocense por 3x0.
O Villa entrou em campo com vários jogadores reservas, pois alguns dos titulares chegaram pouco depois de iniciada a partida e foram impedidos de assinar a súmula conforme determinação da regra nº 3 do futebol, autorizada pela “International Association Board” e apesar de não constar no regulamento da competição.
Faltou um pouco de discernimento, por parte dos diretores do Villa, para usar os 20 minutos de tolerância para início da partida e, com isso, poder contar com os atletas que se atrasaram para a chegada no estádio.
Mesmo desfalcado o Villa iniciou a partida mostrando um futebol objetivo, aproveitando a velocidade de seus atacantes para pressionar o adversário mas com pouca objetividade nas conclusões para gol. A única oportunidade real de abertura do placar por parte dos barbacenenses aconteceu num chute de Luiz Henrique, da entrada da área, que o goleiro adversário espalmou para escanteio numa excelente defesa.
Aos 30 minutos, em pênalti cometido pela defensiva villense, Serginho marcou o primeiro gol da equipe da casa.
A partir daí o Villa do Carmo se perdeu em campo e passou a atuar de forma desordenada e sem nenhum padrão de jogo. Alguns de seus jogadores que, por falta de compromisso com a equipe quase sempre atuam por outra equipe na parte da manhã, passara a se arrastar em campo e assistir ao adversário ir ampliando o placar sem nenhum poder de reação. Desta vez temos de eximir o treinador Totonho de qualquer culpa no resultado, pois só tinha dois jogadores no banco e nada de concreto poderia ser tentado.
Os gols do Altoriodocense na segunda etapa foram marcados por Filipe, aos 10 minutos, e Rômulo aos 25 minutos. A equipe da casa ainda teve outras chances para ampliar o placar.
A arbitragem de Dalmir Carvalho Piva foi da mais alta qualidade, compartilhada pelo auxiliar nº 1 Reginaldo Garcia Mendes, ao passo que o auxiliar nº 2, Ronaldo Adriano Camilo, se mostrou totalmente despreparado para uma partida da importância de uma semifinal. O departamento de árbitros da LDB deveria cuidar com mais carinho no que se refere à escalação do trio de arbitragem para jogos decisivos.
Foram estas as formações das duas equipes:
ALTORIODOCENSE: Lucas; Jonathan; Rômulo; Marcelo; Wanderlei; Fabrício; Serginho; José; Thiago; Diego e Felipe. Treinador: Selminho.
VILLA DO CARMO: Paulinho; Luizinho; Rafael; Porquinho; Alex (Didi); Evaldo; Christian; Luiz Henrique; Perereca; Bizinho e Leonardo (Deiwson). Treinador: Totonho.

Nesta terça-feira (23), em reunião na sede da Liga de Desportos de Barbacena, serão definidas as datas, locais e horários das partidas finais entre o Olympic e o Altoriodocense.