segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arbitragem: o calcanhar de Aquiles do nosso futebol

Blog

Teve início neste domingo, dia 28, o “Campeonato Amador de 2011” promovido pela Liga de Desportos de Barbacena e, mais uma vez, a arbitragem do jogo deixou muito a desejar. Andaraí x Santa Efigênia tinha tudo para ser um bom espetáculo na abertura da competição, no jogo realizado no estádio Walter Antunes, mas a inexperiência do árbitro Ronaldo Adriano Camilo botou tudo a perder ao deixar o jogo descambar para jogadas ríspidas e muita reclamação de ambas as equipes pelas suas marcações equivocadas e falta de pulso para conduzir uma partida que é, sabidamente, de grande rivalidade no futebol da cidade.

Até que temos alguns bons árbitros em Barbacena mas, curiosamente, os melhores são escalados para jogos fora do município, restando os inexperientes e menos capacitados para conduzirem os campeonatos da LDB, apesar das altas taxas de arbitragem cobradas e que são o motivo de reclamações constantes dos clubes filiados e convidados.

RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA

result_Amad

Andaraí 2x1 Santa Efigênia

Jogo muito equilibrado desde o seu início, com as defesas prevalecendo sobre os ataques e com poucas chances reais de gol. O primeiro gol só surgiu aos 38 minutos da primeira fase quando, em um chute de Carlão, a bola bateu no braço de um defensor do Santa Efigênia e o árbitro marcou o pênalti apesar do aceno da auxiliar que assinalava que a bola já estava fora de jogo. Carlão cobrou a penalidade no canto esquerdo do goleiro que pulou para o lado certo mas não alcançou a bola. Andaraí 1x0 (FOTO).

Blog2

Logo no início da segunda etapa Éder, que havia entrado no lugar do zagueiro Carlinhos, aproveitando um rebote da defesa adversária, marcou o gol de empate do Santa Efigênia, isto aos 10 minutos (FOTO).

Blog3

O jogo transcorreu equilibrado e com muitos erros da arbitragem, que praticamente ignorava as marcações de seus auxiliares tomando a responsabilidade para si, e reclamações das duas equipes. Num lance em que Carlãozinho e Zé Maria trocaram empurrões o árbitro expulsou os dois atletas de campo, o que causou um princípio de tumulto e que logo foi contornado pelos dirigentes e atletas mais equilibrados.

Aos 40 minutos da fase final, quando parecia que o jogo terminaria empatado, o artilheiro Carlão  marcou o gol que daria a vitória ao clube rubro-negro.

FICHA TÉCNICA:

Equipes:

Andaraí - Júlio; Nilson; Luizão; Cabrito; Leandro; Flavinho; Carlãozinho; Luciano; Rafael; Carlão e Wallace (Daniel). Treinador: Fernando Sérgio.

Santa Efigênia – Augusto; Adalberto; Paulo César; Carlinhos (Éder); Vinicius; Reilson; Carlos; Boizinho; Zé Maria; Perereca e Luiz Henrique. Treinador: Totonho.

Arbitragem:

Ronaldo Adriano M. Camilo, auxiliado por Paulo Rogério Campos e Narjara Anesman de Oliveira.

Gols:

Carlão (Andaraí) aos 38’ da primeira etapa e aos 40’ da segunda e Éder (Santa Efigênia) aos 10’ da segunda etapa.

Cartões vermelhos:

Carlãozinho (Andaraí) e Zé Maria (Santa Efigênia).

 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS