Após 120 minutos de futebol, sem a abertura do placar, a equipe do São Francisco se sagrou campeã do 9º Torneio de Inverno do Olympic Club ao derrotar o SAPEFUC por 4x3 na cobrança de penalidades à partir da marca do pênalti. O time do bairro São Francisco, Cumbuca como é chamado, fez a sua estréia nesta tradicional competição do futebol varzeano de Barbacena e já abocanhou o seu primeiro título. Com uma diretoria competente e um plantel aguerrido o São Francisco, desde o início do campeonato, mostrou que seria um sério candidato ao título, o que veio acontecer na cobrança das penalidades após o término do tempo regulamentar do jogo e da prorrogação.
A partida final foi realizada na tarde deste domingo, dia 7 de agosto, na sede campestre do Olympic Club e contou com uma grande presença do público que lotou as dependências do clube com muita animação e respeito, fazendo da tarde quente e ensolarada um grande acontecimento do nosso futebol varzeano. Destaque, também, para a atuação do trio de arbitragem comandado por Marcelo de Oliveira, auxiliado por José Márcio Ferreira e João Crisóstomo Mateus que levaram a partida no mais alto grau de tranquilidade e disciplina e, praticamente, sem erros técnicos.
O jogo em si teve dois tempos distintos: na primeira atapa o São Francisco mostrou que estava disposto a sair de campo com o título de campeão, apesar do importante desfalque do seu meiocampista Xadico, e partiu para o ataque tentando marcar o seu gol o mais rapidamente possível. Mas apesar do aparente domínio seu ataque não conseguia levar perigo ao gol do arqueiro Cem. A maior chance desta primeira etapa, e de toda a partida, foi a cobrança de uma penalidade máxima desperdiçada por Ernani, aos 28 minutos, e que ele mesmo havia sofrido.
Na segunda etapa o SAPEFUC, que também se ressentia da ausência de Felipe que é um de seus principais jogadores, voltou com Renan no lugar de Denilton e acertou o seu meio de campo, passando a equilibrar o jogo e a dividir as ações com seu adversário, mas nada que levasse grande perigo à defensiva do São Francisco que ainda desperdiçou duas boas oportunidades de vencer o jogo.
Terminado o tempo regulamentar as equipes, já visivelmente cansadas, foram para a prorrogação cadenciando o jogo e preferindo não se arriscar muito, já conformadas com as penalidades. Nas cobranças o São Francisco foi mais eficiente e venceu pelo placar de 4x3.
De parabéns as duas equipes pelo bom futebol e, principalmente, pela parte disciplinar, pois durante todo o tempo os atletas se respeitaram em campo e não houve sequer uma jogada mais violenta.
FICHA TÉCNICA
Equipes:
São Francisco: Zé Augusto; Jeferson (Guilherme); Evair; Alerson; Lei (Edevaldo)Eduardo; Rick Jones; Tim; Ernani; Leleco e Léo (Adelson). Treinador: Adilson.
SAPEFUC: Cem; Denilton (Renan); Padeirinho; Thiago; Ceará; Bráulio (Guilherme); Nei; Julinho; Gê; Juninho e Douglas. Treinador: André.
Arbitragem:
Marcelo de Oliveira, auxiliado por José Márcio Ferreira e João Crisóstomo Mateus.