quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cenas lamentáveis na reunião da LDB

A reunião desta terça-feira na sede da Liga de Desportos de Barbacena teve cenas lamentáveis de tentativa de agressão ao presidente daquela entidade, Sr. Fernando Goretti, por parte do representante do Remediense e que só não foi consumada devido à intervenção dos demais presentes. A causa do destempero do dirigente do clube de Senhora dos Remédios foi a divergência de horário na marcação do jogo de sua equipe na próxima rodada, horário este que já havia sido previamente estipulado pela LDB e aceito pelos clubes participantes. Infelizmente os representantes de alguns clubes aceitam as condições impostas pelo regulamento da competição e no decorrer da mesma tentam mudar as regras pré-estabelecidas. Um dos clubes que está sentindo na pele esta situação é o São Francisco, que desde o início da competição havia definido o seu mando de campo no Beira-Linha e agora os clubes adversários, que haviam concordado na assembléia de início do campeonato, questionam o fato do local não possuir alambrado e se recusam a jogar ali. O mais interessante é que o campo da sede campestre do Olympic está nas mesmas condições (sem alambrado) e ninguém se manifestou contra a realização dos jogos naquele local.

Enquanto a reunião transcorria num clima civilizado houve muita reclamação por parte dos clubes quanto à arbitragem que, segundo os representantes das equipes participantes, está deixando muito a desejar tanto na parte técnica quanto na escalação do diretor de árbitros. Um dos exemplos citados foi a substituição de dois dos árbitros escalados por outros com menos experiência para jogos ditos importantes.

A diretoria da LDB comunicou a eliminação do Palmital na categoria “Júnior” por abandono da competição salientando que os jogos realizados por esta equipe serão anulados e a chave “B” passará a contar com três participantes, se igualando à chave “A”.

Devido aos fatos inusitados por ocasião da reunião, ficou indefinida a realização, ou não, da próxima rodada das competições neste final de semana. Caso seja contornada a situação, teremos as seguintes partidas:

Sábado, 3 de setembro

Base

Domingo, 4 de setembro

Amador

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Arbitragem: o calcanhar de Aquiles do nosso futebol

Blog

Teve início neste domingo, dia 28, o “Campeonato Amador de 2011” promovido pela Liga de Desportos de Barbacena e, mais uma vez, a arbitragem do jogo deixou muito a desejar. Andaraí x Santa Efigênia tinha tudo para ser um bom espetáculo na abertura da competição, no jogo realizado no estádio Walter Antunes, mas a inexperiência do árbitro Ronaldo Adriano Camilo botou tudo a perder ao deixar o jogo descambar para jogadas ríspidas e muita reclamação de ambas as equipes pelas suas marcações equivocadas e falta de pulso para conduzir uma partida que é, sabidamente, de grande rivalidade no futebol da cidade.

Até que temos alguns bons árbitros em Barbacena mas, curiosamente, os melhores são escalados para jogos fora do município, restando os inexperientes e menos capacitados para conduzirem os campeonatos da LDB, apesar das altas taxas de arbitragem cobradas e que são o motivo de reclamações constantes dos clubes filiados e convidados.

RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA

result_Amad

Andaraí 2x1 Santa Efigênia

Jogo muito equilibrado desde o seu início, com as defesas prevalecendo sobre os ataques e com poucas chances reais de gol. O primeiro gol só surgiu aos 38 minutos da primeira fase quando, em um chute de Carlão, a bola bateu no braço de um defensor do Santa Efigênia e o árbitro marcou o pênalti apesar do aceno da auxiliar que assinalava que a bola já estava fora de jogo. Carlão cobrou a penalidade no canto esquerdo do goleiro que pulou para o lado certo mas não alcançou a bola. Andaraí 1x0 (FOTO).

Blog2

Logo no início da segunda etapa Éder, que havia entrado no lugar do zagueiro Carlinhos, aproveitando um rebote da defesa adversária, marcou o gol de empate do Santa Efigênia, isto aos 10 minutos (FOTO).

Blog3

O jogo transcorreu equilibrado e com muitos erros da arbitragem, que praticamente ignorava as marcações de seus auxiliares tomando a responsabilidade para si, e reclamações das duas equipes. Num lance em que Carlãozinho e Zé Maria trocaram empurrões o árbitro expulsou os dois atletas de campo, o que causou um princípio de tumulto e que logo foi contornado pelos dirigentes e atletas mais equilibrados.

Aos 40 minutos da fase final, quando parecia que o jogo terminaria empatado, o artilheiro Carlão  marcou o gol que daria a vitória ao clube rubro-negro.

FICHA TÉCNICA:

Equipes:

Andaraí - Júlio; Nilson; Luizão; Cabrito; Leandro; Flavinho; Carlãozinho; Luciano; Rafael; Carlão e Wallace (Daniel). Treinador: Fernando Sérgio.

Santa Efigênia – Augusto; Adalberto; Paulo César; Carlinhos (Éder); Vinicius; Reilson; Carlos; Boizinho; Zé Maria; Perereca e Luiz Henrique. Treinador: Totonho.

Arbitragem:

Ronaldo Adriano M. Camilo, auxiliado por Paulo Rogério Campos e Narjara Anesman de Oliveira.

Gols:

Carlão (Andaraí) aos 38’ da primeira etapa e aos 40’ da segunda e Éder (Santa Efigênia) aos 10’ da segunda etapa.

Cartões vermelhos:

Carlãozinho (Andaraí) e Zé Maria (Santa Efigênia).

 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

domingo, 28 de agosto de 2011

Santa Efigênia deixa escapar vitória

Blog

O Santa Efigênia, após estar vencendo por 2x0, permitiu a reação do Remediense e acabou derrotado pelo placar de 5x3 em jogo válido pela quarta rodada do campeonato da categoria “Juvenil”, realizado no campo do bairro Santa Efigênia, neste sábado dia 27. Com este resultado a equipe ficou em situação delicada na tabela e depende de vitórias nas duas últimas rodadas da fase de classificação, além de torcer para uma derrota do Olympic no jogo contra o Remediense que é o líder da chave, com 100% de aproveitamento, e já está classificado para a próxima fase.

Na chave “B” o Altoriodocense já está com uma das vagas garantida e a segunda será definida entre o Andaraí e o São Francisco.

Os jogos da categoria “juvenil” tiveram os seguintes resultados:

Juvenil

CLASSIFICAÇÃO:

Cla_Juv

CATEGORIA JÚNIOR

Na categoria “Júnior” somente uma das vagas da chave “A” está garantida e fica com o CFC que venceu os três jogos que disputou. Santa Efigênia e Olympic lutam pela outra vaga com vantagem para o Santa Efigênia que precisa de apenas um ponto em dois jogos a serem disputados. Já o Olympic não depende só de seus esforços pois precisa ganhar o último jogo, justamente contra o seu rival, e torcer para o CFC vencer o Santa Efigênia, além de tirar uma diferença de seis gols.

Na chave “B” está tudo indefinido, com todas as quatro equipes ainda almejando a classificação.

Resultados dos jogos da categoria no último sábado:

Res_JuniorWO

CLASSIFICAÇÃO:

Cla_Jun

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jogos do final de semana

Dando prosseguimento aos campeonatos promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena teremos neste final de semana os seguintes jogos:

SÁBADO, DIA 27 DE AGOSTO

Jogos_base

DOMINGO, 28 DE AGOSTO

Jogos_amador

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Campeonato Amador de 2011

Começa no próximo domingo, dia 28, o Campeonato Amador de 2011 promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. Além dos clubes tradicionais de Barbacena (Andaraí, Olympic e Santa Efigenia) a competição marcará a estréia de CFC, São Francisco e SAPEFUC além da participação de clubes da região como o Altoriodocense (Alto Rio Doce)  que é o atual campeão, o Sete de Setembro (Dores de Campos), o Social (Carandaí) e o Remediense (Senhora dos Remédios).

As equipes foram divididas em duas chaves, onde jogarão entre si em sistema de ida e volta, e os dois primeiros classificados de cada uma delas passarão para a fase semifinal.

Os jogos da primeira rodada serão os seguintes:

Jogos

VEJA TABELA COMPLETA CLICANDO AQUI

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lambança da arbitragem

Blog

O jogo entre São Francisco x Ajax realizado no campo do Beira-Linha, neste sábado dia 20, tinha tudo para ser um grande espetáculo deste campeonato da categoria júnior, não fosse a atuação desastrosa do árbitro Enio José Roque que prejudicou, sobremaneira, o bom andamento da partida.

Apesar de reconhecermos que a falta dos auxiliares de arbitragem dificulte o bom desempenho na partida, salientamos que seus erros foram gritantes e isto irritou tanto os atletas dentro de campo quanto aos dirigentes e atletas reservas das duas equipes, ao ponto de quase ser agredido pelos atletas do Ajax por ocasião do gol de empate do São Francisco.

A primeira etapa da partida teve um pequeno domínio do São Francisco que pecava por não ter um ataque objetivo, pois os lances em que poderia marcar eram desperdiçados pelos seus jogadores e a meta do adversário era um alvo difícil de ser atingido.

O Ajax voltou para o segundo tempo com mais vontade e num ataque pela esquerda o centroavante Gustavo venceu o goleiro Dickson: Ajax 1x0 São Francisco.

O jogo foi marcado por muitos lances de erros da arbitragem que invertia as faltas e era muito contestado pelos jogadores de ambas as equipes e, com isso, perdeu as rédeas da partida.

O lance que culminou com a ameaça de agressão ao árbitro ocorreu quando da marcação de uma falta a favor do São Francisco na intermediária do adversário. Bazarela aproveitando a ausência do goleiro, que viera reclamar da arbitragem, bateu rapidamente e marcou o gol de empate do São Francisco. Os atletas do Ajax alegaram que o árbitro não havia autorizado a cobrança. Final: São Francisco 1x1 Ajax.

Na preliminar, pelo campeonato da categoria “Juvenil”, o São Francisco perdeu para a equipe do Altoriodocense pelo placar de 2x1.

Resultados da rodada:

Resultados

CLASSIFICAÇÃO

JUVENIL

Clas_Juv

JÚNIOR

Jun

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Terceira rodada das categorias de base

Blog

Será neste sábado, dia 20, a terceira rodada dos campeonatos de categorias de base, promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena, com a realização dos seguintes jogos:

Jogos_rodada

 

CAMPEONATO AMADOR

À partir do dia 28 de agosto será iniciado o Campeonato Amador 2011 promovido pela Liga de Desportos de Barbacena. A competição contará com dez equipes, divididas em duas chaves de cinco, de onde se classificarão as duas melhores colocadas de cada chave para a segunda fase.

Na chave “A” teremos: CFC, Olympic, SAPEFUC, Social (Carandaí) e Sete de Setembro (Dores de Campos). Pela chave “B” disputarão: Altoriodocense, Andaraí, Remediense, Santa Efigênia e São Francisco.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Categorias de base

Blog2

A segunda rodada dos campeonatos das categorias de base realizada neste sábado, dia 13, teve os seguintes resultados:

Resultados

JUVENIL

Jogando em seu campo o Santa Efigênia não teve a menor dificuldade em golear o Barcelona pelo placar de 7x2. Após a segunda rodada a classificação passou a ser a seguinte:

Juvenil

JÚNIOR

O CFC conseguiu a sua segunda vitória ao derrotar o Santa Efigênia  pelo placar de 3x0, com dois gols de Thiago e um de Guti. O jogo foi muito equilibrado, com o Santa Efigênia perdendo muitas chances de gol, e o resultado mais justo teria sido um empate. Com a vitória o CFC se isola na liderança da chave “A” com 100% de aproveitamento. Abaixo a classificação da categoria “Júnior”:

Junior

PRÓXIMA RODADA:

Prox_jogos

Datas, locais e horários serão definidos na reunião da próxima terça-feira na sede da Liga de Desportos de Barbacena.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prosseguem os campeonatos de base

Blog2

Neste sábado, dia 13, será realizada a segunda rodada dos campeonatos de futebol das categorias de base, promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena. Os jogos serão os seguintes:

Capturar

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Muitos gols nas categorias de base

Blog

Com uma excelente média de 3,8 gols por partida teve início neste sábado, dia 6, os campeonatos das categorias de base promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena. Apenas um dos jogos, Ajax x Andaraí pela categoria “Júnior”, não foi realizado devido ao clube rubro-negro não ter conseguido formar a sua equipe para a disputa.

Nos jogos realizados tivemos os seguintes resultados:

image

Para o próximo final de semana estão marcados os seguintes jogos:

image

Os locais e horários dos jogos serão definidos na reunião desta terça-feira na sede da Liga de Desportos de Barbacena.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

domingo, 7 de agosto de 2011

São Francisco é o legítimo campeão

Blog2

Após 120 minutos de futebol, sem a abertura do placar, a equipe do São Francisco se sagrou campeã do 9º Torneio de Inverno do Olympic Club ao derrotar o SAPEFUC por 4x3 na cobrança de penalidades à partir da marca do pênalti. O time do bairro São Francisco, Cumbuca como é chamado, fez a sua estréia nesta tradicional competição do futebol varzeano de Barbacena e já abocanhou o seu primeiro título. Com uma diretoria competente e um plantel aguerrido o São Francisco, desde o início do campeonato, mostrou que seria um sério candidato ao título, o que veio acontecer na cobrança das penalidades após o término do tempo regulamentar do jogo e da prorrogação.

A partida final foi realizada na tarde deste domingo, dia 7 de agosto, na sede campestre do Olympic Club e contou com uma grande presença do público que lotou as dependências do clube com muita animação e respeito, fazendo da tarde quente e ensolarada um grande acontecimento do nosso futebol varzeano. Destaque, também, para a atuação do trio de arbitragem comandado por Marcelo de Oliveira, auxiliado por José Márcio Ferreira e João Crisóstomo Mateus que levaram a partida no mais alto grau de tranquilidade e disciplina e, praticamente, sem erros técnicos.

Blog1O jogo em si teve dois tempos distintos: na primeira atapa o São Francisco mostrou que estava disposto a sair de campo com o título de campeão, apesar do importante desfalque do seu meiocampista Xadico, e partiu para o ataque tentando marcar o seu gol o mais rapidamente possível. Mas apesar do aparente domínio seu ataque não conseguia levar perigo ao gol do arqueiro Cem. A maior chance desta primeira etapa, e de toda a partida, foi a cobrança de uma penalidade máxima desperdiçada por Ernani, aos 28 minutos, e que ele mesmo havia sofrido.

Na segunda etapa o SAPEFUC, que também se ressentia da ausência de Felipe que é um de seus principais jogadores, voltou com Renan no lugar de Denilton e acertou o seu meio de campo, passando a equilibrar o jogo e a dividir as ações com seu adversário, mas nada que levasse grande perigo à defensiva do São Francisco que ainda desperdiçou duas boas oportunidades de vencer o jogo.

Terminado o tempo regulamentar as equipes, já visivelmente cansadas, foram para a prorrogação cadenciando o jogo e preferindo não se arriscar muito, já conformadas com as penalidades. Nas cobranças o São Francisco foi mais eficiente e venceu pelo placar de 4x3.

De parabéns as duas equipes pelo bom futebol e, principalmente, pela parte disciplinar, pois durante todo o tempo os atletas se respeitaram em campo e não houve sequer uma jogada mais violenta.

FICHA TÉCNICA

Equipes:

São Francisco: Zé Augusto; Jeferson (Guilherme); Evair; Alerson; Lei (Edevaldo)Eduardo; Rick Jones; Tim; Ernani; Leleco e Léo (Adelson). Treinador: Adilson.

SAPEFUC: Cem; Denilton (Renan); Padeirinho; Thiago; Ceará; Bráulio (Guilherme); Nei; Julinho; Gê; Juninho e Douglas. Treinador: André.

Arbitragem:

Marcelo de Oliveira, auxiliado por José Márcio Ferreira e João Crisóstomo Mateus.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Categorias de base: o destaque do sábado

futebol

Começa neste sábado, dia 6, os campeonatos das categorias “Juvenil” e “Júnior”, promovidos pela Liga de Desportos de Barbacena. Sete equipes disputarão a categoria “Juvenil”: Andaraí; Altoriodocense; Barcelona; Olympic; Remediense; Santa Efigenia e São Francisco. Outros sete participarão do “Júnior”: Ajax; Andaraí; CFC; Olympic; Palmital; Santa Efigenia e São Francisco. Nesta fase de classificação os clubes serão divididos em duas chaves de quatro e três equipes, respectivamente, com jogos de ida e volta.

A rodada inicial, já começando com uma partida adiada entre Ajax x Andaraí cujo motivo não foi bem esclarecido, terá os seguintes jogos:

image

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Futebol e feijoada no encerramento do Torneio de Inverno

 

Feijobol

Neste domingo, dia 7 de agosto, será conhecido o campeão da 9ª edição do Torneio de Inverno, tradicional competição do futebol amador de Barbacena promovida pelo Olympic Club. Ao final da partida entre o São Francisco e o SAPEFUC, que decidirão o torneio, será servida uma feijoada ao preço de R$ 8,00 (oito reais) por pessoa, sendo necessário levar pratos e talheres.

A competição, que começou no dia 14 de maio, contou com 20 equipes participantes, divididas em duas chaves, e até agora foram realizados 94 jogos com 287 gols marcados,  com uma média de 3 gols por partida, e culmina com a partida entre o São Francisco e o SAPEFUC que fizeram as seguintes campanhas:

image

Se após o tempo regulamentar de jogo a partida estiver empatada haverá uma prorrogação de 30 minutos, com dois tempos de 15 minutos cada, e se persistir o empate o campeão será conhecido através da cobrança de penalidades à partir da marca do pênalti.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Definido: final do Torneio de Inverno terá partida única

Sao Frco_Blog

X

SAPEFUC_Blog

Um acordo entre os representantes do SAPEFUC (São Pedro) e São Francisco, definiu que a final do Torneio de Inverno 2011 será realizada em partida única, no próximo domingo dia 7 de agosto, no campo da sede campestre do Olympic Club. Os dois dirigentes justificaram a decisão pelo fato de se intercalar um domingo (Dia dos Pais) entre as duas partidas, o que poderia desmotivar os jogadores,  e também para reduzir as despesas com arbitragem.

Foi tentado, pelos dois representantes dos clubes finalistas, um acordo para que os dois jogadores expulsos nas partidas da semifinal (Xadico pelo São Francisco e Felipe pelo SAPEFUC) pudessem jogar a finalíssima, mas a proposta foi recusada pelos demais representantes presentes.