quarta-feira, 7 de março de 2012

Futebol em decadência

pires_na_maoO futebol de Barbacena, definitivamente, anda em péssima fase de alguns anos para cá. Diferentemente do que acontece nas cidades circunvizinhas nossos empresários, autoridades e imprensa não dão o apoio necessário para o crescimento do esporte, principalmente nas categorias de base onde está a sustentabilidade para a formação de um cidadão disciplinado e sem vícios, o que evitaria muitos contratempos para a polícia, juizado da infância e adolescência e da própria população.

Há de se ressaltar a voluntariedade e coragem do presidente da Liga de Desportos de Barbacena, Fernando Goretti, que com todos os percalços da falta de colaboradores e, principalmente, de dinheiro ainda consegue promover os campeonatos que, infelizmente, vem sendo ganhos por equipes de fora da cidade.

Seria demais se as autoridades municipais disponibilizassem funcionários da secretaria de esportes para trabalharem na LDB, que fica 90% do tempo fechada? Não poderiam, ao invés de distribuir R$ 20.000,00 para pseudo escolas de samba e R$ 8.000,00 para aglomerados de pessoas que se dizem blocos carnavalescos, disponibilizar uma verba para pagamento de arbitragem de competições, principalmente das categorias de base? A solução não é tão difícil assim mas falta a vontade política, principalmente ao se levar em conta que estes garotos não votam.

E nossos empresários e comerciantes? Preferem patrocinar um “baile funk” do que investir em um clube que estaria colaborando para tirar garotos da rua que futuramente, quem sabe, estará promovendo desordens nas portas de suas lojas.

Do jeito que a coisa anda ainda veremos por muito tempo nossos troféus serem expostos nas sedes dos clubes das cidades vizinhas que, com um pouco de apoio de suas prefeituras e empresários locais (até mesmo os de Barbacena como vimos propagandas em diversos uniformes), formam times competitivos e abocanham as premiações.

Quem acompanha o nosso futebol pode notar que, com raríssimas exceções que podem ser contadas nos dedos de uma só mão, a imprensa de Barbacena não está nem aí para o esporte. Jornais, rádios, sites e outros meios de comunicação só divulgam notícias se estas forem entregues em suas mãos e, contrariando a profissão de repórteres, não vão em busca dos acontecimentos.

Esperemos que num futuro bem próximo esta mentalidade se transforme e, com o apoio de todos, voltemos a ter um futebol forte e com estádios em condição de receberem grandes equipes, não se resumindo apenas ao Walter Antunes (Andaraí).