sexta-feira, 10 de junho de 2011

Segunda Divisão: Sucesso a ser copiado

BlogO Campeonato da Segunda Divisão – 2011, organizado pela Liga de Desportos de Barbacena a pedido da Prefeitura Municipal, apesar dos percalços da falta de pagamento da verba prometida para a arbitragem e que só foi solucionado às vésperas do jogo final, teve um saldo amplamente positivo e que deve ser creditado, principalmente, a atuação dos dirigentes da Liga de Desportos de Barbacena que não mediram esforços e sacrifícios para levar até o fim esta competição que resgatou o futebol amador em Barbacena. Estão de parabéns o presidente Fernando Goretti, o vice-presidente Joaquim Lopes Afonso, o diretor de árbitros Reinaldo Claro do Nascimento, a secretária Daiana Kilson e Paulo Lúcio da Silva que fez o importante trabalho das estatísticas do campeonato. Também devemos destacar a atuação dos árbitros e auxiliares que, principalmente nas partidas das semifinais e finais, tiveram uma atuação segura e tranquila, com rarírissimas exceções, contando com o apoio de atletas e dirigentes participantes na parte disciplinar.

Contando com 25 equipes participantes, o campeonato começou no dia dia 9 de janeiro e terminou no dia 5 de junho com a segunda partida entre o Ozanan (campeão) e o Ipiranga (vice-campeão). Em 130 partidas foram marcados 460 gols, assim distribuídos:

image

Com 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, o campeão Ozanan marcou 36 gols e sofreu 22, com um saldo positivo de 14 gols. O ataque mais positivo foi o do Barcelona com 43 gols marcados em 12 partidas.

Agora, na iminência de se iniciar os campeonatos das categorias de base (juvenil e júnior), vamos torcer para que clubes e dirigentes se juntem à diretoria da LDB para envidar esforços no sentido de resgatarem, também, a nossa juventude que anda tão carente da prática do futebol em Barbacena que, desde 2005, está sem a promoção de competições oficiais.